A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) e o Conselho Estadual de Saúde (CES), celebrou os 33 anos do Sistema Único de Saúde (SUS) e os 32 anos Conselho Estadual da Saúde (CES).
Na ocasião foram destacados os avanços da saúde pública tocantinense e o papel significativo do Conselho, para a qualidade nos serviços prestados aos usuários do SUS.
Durante a solenidade personalidades que colaboraram para a criação do Conselho e as que investem atualmente, com o fortalecimento do SUS foram homenageadas, entre elas estão: os médicos Neilton Araújo de Oliveira; Eduardo Manzano e Guilherme Azevedo Soares (in memoriam); o governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa e o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva de Santana.
O médico Neilton Araújo de Oliveira, um dos fundadores do CES, apresentou os avanços conquistados durante esses 32 anos de existência do Conselho, com uma citação do poema de Guimarães Rosa, “Digo: o real não está na saída nem na chegada: ele se dispõe para a gente é no meio da travessia”, afirmou acrescentando que “o Estado do Tocantins tem tudo para se tornar a maior referência em saúde pública para o país, pois tem a singularidade de ter 80% dos municípios com até 5 mil habitantes e por já contar com uma rede SUS relativamente bem estruturada”.
Um dos homenageados, Eduardo Manzano declarou que “esta homenagem recebo junto com minha companheira de mais de 60 anos: a Dra. Heloisa Lotufo Manzano, que sempre esteve ao meu lado na luta contra a desnutrição infantil e pela qualidade de vida e condições melhores para a população, bem como a universalização do SUS. Estou muito feliz em receber esta importante homenagem”, disse.
O presidente do CES, Mário Benício, destacou que “a atual gestão avançou muito na atuação em prol do SUS. Tivemos vários avanços relacionados aos atendimentos, desde a diminuição das filas cirúrgicas, consultas, exames simples e complexos, até a reestruturação de várias unidades com a aquisição de vários aparelhos e ampliação e reforma. De modo geral ainda temos muito para avançar, mas quero destacar que temos visto o compromisso e seguiremos acompanhando como parceiros em prol de quem depende da saúde pública”.
O Secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva, falou da importância dos órgãos de fiscalização para o crescimento e aprimoramento do Sistema Único de Saúde (SUS). “Não poderia deixar de agradecer em nome do Governador do Estado por todo empenho das equipes que compõem a Secretaria e gostaria de enfatizar a importância dos órgãos de controle, para o aprimoramento do SUS. O Conselho, o MPE, o Judiciário e a Defensoria Pública são órgãos fiscalizadores essenciais para nos ajudar a levar uma saúde de qualidade aos nossos usuários que são a maior preocupação da atual gestão”.