O artista plástico de Araguaína, John Oliveira, usou suas redes sociais para falar do orgulho que sentiu em fazer releitura do ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro para o evento de lançamento da Catedral.
Na oportunidade, agradeceu o presidente da Aciara, Fabio Lopes, “Muito grato pela oportunidade de através de minha arte, conceber essa releitura. Gratidão, Fábio Cena, pela indicação do trabalho e convite de participar da missa de lançamento da pedra fundamental da construção da Cadetral de Araguaína”.
“Que Deus abençoe grandemente ao Bispo Dom Giovane e a Diocese nesse lindo projeto e ao padre Vitor Chaves que recebeu a missão de ser o pároco da nova catedral”, completou o artista.
Para Ci-comunica compartilhou a alegria de poder viver esse momento ímpar. “Sou cristão, não participo ativamente de nenhuma congregação. Mas é uma honra enorme saber que, através de minhas mãos, uma representação de nossa senhora, que irá coroar a futura catedral e ser lastro para manifestação de fé e devoção de várias pessoas pode se fazer manifesta... Me senti um canal de contribuição divina realmente... Claramente recebi auxílio de um poder superior, então apesar de não ser efetivamente católico, já me considero devoto de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.”, disse emocionado.
Segundo relatos e algumas das tradições mais antigas, afirmam que este ícone era uma das imagens de Nossa Senhora e Cristo feita por São Lucas. A evidência arqueológica coloca a origem do ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro provavelmente em algum momento dos anos 1200. Este ícone mede cerca de 54 x 41,5 cm. Desde 26 de abril de 1866, o ícone original de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi entronizado na igreja de Santo Afonso, onde permanece até hoje.