BOAS PRÁTICAS CARDIOVASCULARES NO HGP

O Hospital Geral de Palmas participa do projeto Boas Práticas tem como objetivo qualificar o atendimento nos hospitais e nas urgências cardiovasculares do Sistema Único de Saúde (SUS) e implementar as diretrizes assistenciais em cardiologia. O projeto orienta instituição SUS de todo o país a oferecer melhor atendimento e cuidado ao paciente com doenças cardiovasculares.

Na manhã de terça-feira, 13, a equipe do Hospital do Coração (Hcor) responsável pela capacitação dos profissionais de saúde, visitou as instalações do HGP, acompanhou processos e fluxos. E apresentou os indicadores do Projeto Boas Práticas, aos profissionais da saúde da unidade que está no 2º ciclo do triênio 2021-2023 do projeto.

O projeto Apoio à Implementação das Boas Práticas na Atenção à Cardiologia e Urgências Cardiovasculares é realizado em unidades de Pronto Atendimento 24h e instituições hospitalares, com a realização de eletrocardiograma qualificado com enfoque no apoio à implantação da linha de atenção em urgências cardiovasculares que objetiva direcionar a tomada de decisão clínica ao paciente com infarto agudo do miocárdio com elevação do segmento ST (IAMCSST), por meio do laudo de eletrocardiograma (ECG); ECG clínico comentado e referenciado (diagnósticos com alterações comentado e oferta de apoio à decisão clínica nos casos de IAMCSST e arritmias complexas), seguido da avaliação de desfecho clínico após 48 horas do laudo e implementação de diretrizes assistenciais, com vistas à melhoria da qualidade da assistência.

Em todo país  são 30  instituições participantes (15 UPAs 24h e 15 hospitais) do eixo de implementação das diretrizes assistenciais atuam frente às oportunidades de melhoria identificadas, contando com o apoio do hcor, no desenvolvimento de estratégias de intervenções voltadas a melhoria da qualidade assistencial e segurança do paciente.