CAMALEÔNICA LANÇA "MARAVILHOSO", PRIMEIRO SINGLE DO DISCO ELETROTROPICAL

MÚSICA - Imigrantes brasileiros vivendo em Barcelona, os artistas estreiam projeto indie pop com referências do país natal e levam a cultura nacional a novos cantos do mundo. "Pode até ter um tom meio cafajeste, mas existe um entendimento sincero de que a vida precisa ser vivida. E um desamor pode ser amenizado na anarquia do carnaval", diz Fernando Reis.

A banda Camaleônica estreia no cenário musical com o single "Maravilhoso" [link], uma canção que exalta a capacidade de seguir em frente. A faixa, que transita entre MPB experimental, indie brasileiro e tropicalismo moderno, traz um retrato autêntico da vida nos subúrbios e da força das pequenas alegrias.

Com influências que vão de Camisa Listrada cantada por Maria Bethânia, à batucada sincopada do Novo Samba Tradicional de Marcelo D2, passando pelo rock alternativo de Radiohead, a canção reflete a identidade musical eclética do duo formado por Felipe Dantas e Fernando Reis. A produção da faixa ficou a cargo dos próprios artistas, reforçando a autonomia criativa do projeto dentro da cena musical independente. 

  “A gente quis trazer essa sensação de movimento, de seguir adiante, mas sem perder a leveza. O instrumental reflete isso: misturamos timbres modernos e clássicos para criar algo que soasse fresco e, ao mesmo tempo, familiar”. Completa Fernando Reis

O lançamento faz parte do projeto Eletrotropical, disco de estreia da Camaleônica, previsto para ser lançado no segundo trimestre de 2025. “Estamos muito animados com essa fase. O disco inteiro segue essa pegada de misturar referências e contar histórias reais da nossa vivência. É um retrato sonoro do que somos”, finaliza Felipe.

- Camaleônica. Criada em Barcelona pelos amigos de infância Felipe Dantas e Fernando Reis, a Camaleônica mistura o tradicional e o contemporâneo da música afro-brasileira, transitando por estilos como samba, bossa nova, rock e hip hop. Suas composições descrevem a vida cotidiana pelo olhar de quem cresceu no subúrbio — a escumália de Douglas Germano —, carregando um discurso poético e político que resgata a beleza da simplicidade. Em suas performances ao vivo, o duo utiliza loops, samples e instrumentos inusitados, criando um show dinâmico e imersivo.

https://www.tiktok.com/@camaleonicaduo

https://www.instagram.com/camaleonicaduo/

https://tratore.ffm.to/camaleonicamaravilhoso