Em Pequizeiro, Tocantins é realizada há mais de quarenta anos, no município. Esse ano, o caráter cultural e religioso da festa folclórica ganhou solidariedade. No lugar de percorrer as casas com a programação tradicional, a família organizadora fez entrega de casas na cidade, dando um novo sentido a festa popular. As moradias foram construídas com arrecadação popular e apoio da gestão municipal de Pequizeiro.
Com união, fé e amizade os foliões se juntaram e construíram casas para famílias cadastradas na prefeitura do município.
Tal qual os presentes cheios de simbologia que o menino Jesus recebeu dos reis magos, em Belém. Em Pequizeiro, cinco famílias, receberam um lar, representando dignidade.
As casas, presentes da folia de Reis em Pequizeiro, foram entregues na presença da primeira-dama, Karynne Soterro, do Governador Wanderlei; do presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, Amélio Cayres; e do presidente do Itertins, Robson Figueiredo, no Dia de Reis 6/1.
História da Folia de reis
A origem da Folia de reis está associada a uma tradição cristã de origem portuguesa e espanhola, que provavelmente foi trazida para o Brasil no século XIX.
A Folia de reis é celebrada na religião católica com o intuito de comemorar a visita dos três Reis Magos (Gaspar, Melchior - ou Belchior- e Baltazar) ao menino Jesus.
A celebração dura 12 dias e vai desde 24 de dezembro (véspera do nascimento de Jesus) até o dia 6 de janeiro, data na qual os Reis Magos chegam a Belém.
No momento em que os Reis Magos avistaram no céu a Estrela de Belém, eles foram ao encontro de Jesus e levaram incenso, ouro e mirra para presenteá-lo.
Presentes carregados de simbologia:
Ouro: representava a realeza
Incenso: representava a divindade ou a fé
Mirra: representava a imortalidade
Dia de reis
O Dia de reis é celebrado em 6 de janeiro, pois foi nesse dia que os Reis Magos conheceram Jesus. A data marca a retirada da decoração de Natal.