Primeira-dama Karynne Sotero e titular da Secretaria Extraordinária de Participações Sociais, promoveu na quarta-feira, 6/11, mais um dia do Projeto Portas Abertas, Palácio para todos, especialmente para uma delegação de 19 mulheres da comunidade Pequizeiro, em Axixá do Tocantins, no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos.
A primeira-dama Karynne Sotero esteve na comunidade duas vezes este ano. “Testemunhei a força e a dedicação dessas mulheres, que transformam o coco em sustento e dignidade para suas famílias. É uma tradição que merece todo o nosso reconhecimento. Em datas como o Dia da Quebradeira, reafirmo nosso compromisso de seguir ao lado dessas mulheres, trabalhando para ampliar as políticas de valorização e apoio que garantam o reconhecimento de sua importância histórica e cultural”.
As mulheres do Bico do Papagaio praticam o extrativismo de forma sustentável e mantêm modos de vida, conhecimentos e práticas culturais transmitidos por gerações. O trabalho das quebradeiras é, em grande parte, coletivo e organizado, promovendo a subsistência e reforçando laços comunitários e familiares. Elas transformam o babaçu, uma palmeira nativa da região do Bico do Papagaio, extremo Norte do estado, em fonte de alimento, renda e identidade, utilizando técnicas que valorizam o uso integral do coco, extraindo óleo e carvão.
Portas Abertas
O projeto Portas Abertas é idealizado pela primeira-dama, Karynne Sotero iniciativa que abre as portas do Palácio Araguaia para receber diferentes grupos dos quatro cantos do Tocantins, proporcionando-lhes a oportunidade de acessarem a sede do Poder Executivo, onde a história do Tocantins está retratada de diferentes formas.