DIAGNÓSTICO PRECOCE SALVA-VIDAS!

Recém-operada, Carol Quinta compartilhou na rede social um alerta sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de tireoide. "Fui tocada em postar no meu Instagram porque se o meu testemunho conseguir salvar uma vida já valeu a pena. "

CCMNC conversou com Carol. Ela gentilmente autorizou a publicação para chamar atenção sobre a importância do diagnóstico precoce para a cura de doenças.  

Em meio aos agradecimentos aos profissionais de saúde, gratidão à Deus e declaração de amor: “Ao meu marido  Luiz Flávio Quinta Jr que é simplesmente meu tudo, o seu apoio incondicional me sustentou, como sempre meu melhor amigo, companheiro, na saúde e na doença, e aos meus filhos que foram minha fortaleza, por que por vcs e pra vocês era meu anseio de lutar, ser forte e corajosa.”, a mãe de Arthur, Heitor e Ana Flávia escreveu: "O Meu Milagre Sempre fiz meus exames periódicos certinho, hemogramas normais com meus hormônios e sem nenhum sintoma ou sinal ao exame físico. Nunca tinha feito ultrassom da tireoide. Fui na Endócrino e ela solicitou uma US da tireoide. De repente perdi o Chão…. Receber este diagnóstico não foi fácil. Tive muito medo e quis me isolar. Não queria acreditar. Precisava assimilar, aceitar, entender…, mas o tempo de Deus não nos cabe entender e sim CONFIAR! Confiar que tudo vai dar certo, que Ele está no controle de tudo.

O câncer de tireoide é uma doença muitas vezes silenciosa e que afeta três vezes mais mulheres do que homens, principalmente aquelas na faixa entre os 20 e os 65 anos. O diagnóstico precoce salva-vidas!

E incrivelmente fiquei impressionada com o tanto de mulheres conhecidas que já tinham passado por isso e não sabia. Temos que nos cuidar juntas, não só em orações, mas em alerta também. Agir na prevenção ainda é a melhor decisão!
Por isso, deixo um alerta para todas pessoas. Se cuidem! Façam seus exames periódicos e estejam sempre atentas a sua saúde. Sou grata por tê-lo descoberto precocemente (sic).”

Câncer da Tireoide

O câncer da tireoide é o mais comum da região da cabeça e pescoço e afeta três vezes mais as mulheres do que os homens. Pela mais recente estimativa brasileira (2022), é o terceiro tumor mais frequente em mulheres na Região Sudeste e na Região Nordeste (sem considerar o câncer de pele não-melanoma).

Os carcinomas diferenciados são os tipos mais frequentes. Dentre eles estão o papilífero (entre 50% e 80% dos casos), o folicular (de 15% a 20% dos casos) e o de células de Hürthle. Existem ainda os carcinomas pouco diferenciados (cerca de 10% dos casos) e os indiferenciados (também cerca de 10%). Leia mais: https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/tipos/tireoide

Atenção: A informação existente neste portal pretende apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação pessoal com o Serviço de Saúde. Fonte: Instituto Nacional do Câncer – INCA.