DOMINGO DE DIA NO PARQUE

Campanha "Um Dia no Parque" promove atividades gratuitas em Unidades de Conservação do Tocantins. Programação acontece neste domingo, 20 de julho, celebrando os 25 anos do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).

Neste domingo, 20 de julho, quando se celebra também o Dia do Amigo, brasileiras e brasileiros de todas as regiões estão convidados a participar de um momento de conexão com a natureza durante a 8ª edição da campanha Um Dia no Parque, organizada pela Coalizão Pró-UCs. Com o tema “Protegendo o que nos conecta”, o projeto mobiliza Unidades de Conservação (UCs) de todo o país com uma ampla programação de atividades gratuitas.

No Tocantins, quatro atividades buscam aproximar a população dos Parques e Áreas de Proteção Ambiental (APAs) por meio de visitas guiadas, trilhas e rodas de conversa. As atividades são organizadas pela gestão do Parque Estadual do Lajeado (Palmas), pela APA Jalapão (São Félix do Tocantins) e pelo Parque Estadual do Jalapão (Mateiros). 

Neste ano, a Associação Onça D’água, de apoio à gestão e manejo de Unidades de Conservação no Tocantins, terá sua própria programação para associados na Estância Garra, localizada na APA Serra do Lajeado. Angélica Beatriz, bióloga e voluntária da Associação, conta que a campanha é uma grande oportunidade. "Nós só cuidamos de fato do que a gente conhece e a iniciativa Um Dia no Parque é uma oportunidade anual que temos para aproximar a população das Unidades de Conservação, que prestam um papel fundamental na nossa qualidade de vida, mesmo para quem mora na cidade", conta.

25 anos do SNUC

O tema do Um Dia no Parque deste ano também celebra os 25 anos do SNUC. Além de valorizar os vínculos entre pessoas e natureza, a campanha de 2025 reforça o papel das UCs na mitigação das mudanças climáticas. Ao proteger ecossistemas essenciais - como florestas, veredas, manguezais, áreas costeiras e nascentes - essas unidades ajudam a conservar a biodiversidade e a regular o clima.

Coalizão Pró-UCs

A campanha Um Dia no Parque é promovida pela Coalizão Pró-Unidades de Conservação, formada por organizações da sociedade civil e instituições comprometidas com a proteção dos biomas brasileiros, como WWF-Brasil, Instituto Semeia, Imazon, Fundação SOS Mata Atlântica, Fundação Grupo Boticário, IPÊ, FUNBIO, TNC Brasil, Imaflora e Conservação Internacional. O projeto também recebe apoio do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, da Rede Brasileira de Trilhas, do Instituto Alana, da plataforma eTrilhas e do ICMBio. 

Confira a programação de todos os Estados do Brasil no site e nas redes sociais da campanha Um Dia no Parque.