A cantora britânica Dua Lipa desembarca no Brasil em novembro com a Radical Optimism Tour, e promete noites de hits dançantes. Mas, além da experiência musical, a passagem da artista pelo país também levanta um tema curioso: as diferenças entre a pronúncia do inglês britânico, usado por Dua, e o inglês americano, que domina a indústria cultural.
Para os brasileiros que desejam aprender inglês, ouvir Dua Lipa é uma oportunidade de treinar o ouvido para o sotaque britânico, marcado por sons mais fechados e entonações distintas do inglês americano. Termos como dance e training, por exemplo, têm pronúncias perceptivelmente diferentes entre os dois sotaques, o que enriquece a experiência de aprendizado.
Especialistas em educação destacam que a música é uma das ferramentas mais eficazes para memorizar expressões idiomáticas, compreender o contexto cultural e melhorar a pronúncia. “O contato com artistas britânicos como Dua Lipa amplia a percepção dos alunos sobre as variações da língua inglesa e ajuda a desenvolver uma escuta mais apurada. Com isso, eles ganham confiança para se comunicar em qualquer contexto, entendendo tanto o inglês americano quanto o britânico”, explica Reginaldo Kaeneêne Santos, fundador e CEO da KNN Idiomas, uma das maiores escolas de idiomas do Brasil.
O sucesso mundial de Dua Lipa, que já transitou entre trilhas de filmes, álbuns conceituais e grandes festivais, torna seu repertório uma ponte para quem deseja expandir a compreensão do idioma e alcançar maior fluência em qualquer curso de inglês.
Três músicas para praticar inglês com Dua Lipa:
Houdini – com ritmo acelerado, ajuda a treinar entonação e velocidade da fala.
Training Season – ideal para observar as diferenças de pronúncia entre britânico e americano.
Dance the Night – sucesso do filme Barbie, mistura versos simples e expressões cotidianas fáceis de memorizar.
Sobre a KNN Idiomas
Fundada em 2012, a KNN Idiomas já atendeu mais de um milhão de alunos no Brasil e está presente em todos os estados brasileiros. É uma das 50 maiores franquias do Brasil, segundo ranking da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e é referência no ensino de inglês no país, além de ofertar outros quatro idiomas: espanhol, francês, alemão e italiano. É conhecida por seu método próprio de ensino, desenvolvido especialmente para quem fala português.