HOSPITAL DE AMOR: GENEROSIDADE UNIDA NO LANÇAMENTO DO V LEILÃO DIREITO DE VIVER NORTE DO TOCANTINS

A contagem regressiva do V Leilão Direito de Viver Norte do Tocantins aconteceu na segunda-feira, 6 de outubro, no auditório Horácio Neves no Hotel Relicário, em Araguaína. O evento sob a batuta da cerimonialista Elizângela Santos, reuniu voluntários e representantes da instituição, para largada oficial do leilão que acontecerá dia 30 de novembro, à partir da 12h, no taterssal do Parque de Exposição Dair José Lourenço. Vem saber!

Vídeos institucionais apresentaram o trabalho do Hospital de Amor, com destaque para o andamento das obras da unidade hospitalar de Palmas, que atende parcialmente. Há blocos em construção. Quando finalizados dobrará o atendimento.

O Hospital de Amor de Barretos (SP), referência nacional no tratamento humanizado de pessoas com câncer, realizou 2.033.894 atendimentos durante o ano de 2024. Desse total, 128.452 atendimentos foram destinados a pacientes do Tocantins.

Em Araguaína, a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia - Unacon, anexo do Hospital Regional de Araguaína -HRA, atende e trata mulheres com câncer ou em acompanhamento de Araguaína e região. No local são realizadas consultas, triagem, exames e tratamentos. Cirurgias são feitas no HRA e o tratamento de radioterapia e quimioterapia é feito em parceria com o Hospital do Amor – HA, que realiza em média, 120 atendimentos por dia. A Unacon, está instalada na Avenida 13 de maio em Araguaína.

No município, o Centro Especializado em Reabilitação (CER) é uma unidade do HA, atende quatro modalidades de deficiência: física, auditiva, visual e intelectual, realiza mais de 1.000 atendimentos por mês. O CER é referência para o Norte do Brasil, foi a primeira unidade instalada e também, a primeira oficina de prótese e órtese articulada do Tocantins. 

O Instituto de Prevenção junto com a unidade móvel do hospital, já realizou 25.133 mamografias focadas no diagnóstico precoce, até 2024.

Emoção e amizade marcaram a noite de lançamento, Cada doação  é um gesto de solidariedade que se traduz em mais exames, mais tratamentos e, acima de tudo, em mais esperança para aqueles que mais precisam. 

“Temos feito leilões a cada dois anos. Achei que faríamos novamente somente em 2026. Após o câncer tirar um grande amigo (José Manoel Junqueira de Souza, voluntário incansável), imaginei que não daria conta de realizar o leilão na ausência dele. Mas não dá pra ser egoísta diante dos dados apresentados.

A gente tem gratidão em saber que cada coisa doada é revertida em quimioterapia, radioterapia, atendimentos na Carreta do Amor... Quantas pessoas são salvas com essas ações! Vamos fazer esse leilão em prol de tudo isso. Nós não estudamos para tratar os pacientes, mas podemos viabilizar o tratamento por meio das doações.” Frisou o coordenador do projeto, Dr. Leonardo Blanck

“Eu estive no CER e vi a importância daquele lugar para tantas pessoas. Muitos nem sabiam que existia um atendimento como aquele em Araguaína. Além do tratamento contra o câncer, o hospital oferece reabilitação e entrega próteses para pacientes amputados. Quero agradecer a todos os colaboradores, e a cada pessoa que puder trazer mais gente para doar. Pensemos por um momento: o produtor rural faz a parte dele. Mas é preciso mostrar o que é o agro, o que é o produtor rural, e o quanto ele está integrado com o bem-estar da população. Essa causa é de todos nós. Tenho certeza de que esse leilão será o maior de todos os tempos!” disse o presidente do Sindicato Rural de Araguaína, Wagner Borges.

“Agradecer o Agro que ajuda em mais 79% na construção do HÁ de Palmas. O CER realiza mais de 1000 atendimentos por mês. Convido a todos para ir conhecer nossas instalações” frisou o diretor-técnico do CER. dr. Tiago Vieira Fernandes

"Em Araguaína, temos um serviço bem completo do HÁ, que é a parte de prevenção, diagnostico, tratamento e reabilitação é um benefício para a sociedade e a população quem ganha com esse cuidado. Toda essa atenção, essa doação de tempo, de carinho e financeiro que vocês realizam isso é um benefício para todos e a gente defende disso para continuar. Obrigado, muito obrigado” agradeceu o coordenador administrativo do Setor de Oncologia do HA, Dennys Araújo Silva

“Confie no nosso trabalho, tento trazer para Araguaína todo esse conceito que a gente acompanha que gente acredita. O IP atualmente faz rastreamento de mama e colo de útero são muitas as mulheres atendidas, não só de Araguaína, mas, de toda região, até o bico do Papagaio, nossa unidade móvel já esteve em 48 municípios. Para se ter uma ideia, aqui em Araguaína, médio e Macro Norte nós realizamos até 25,133 mil mamografias. sabe quem pagou essas mamografias? Vocês! No IP aqui de Araguaína, a gente não recebe absolutamente nada, fora a doação e o trabalho de vocês como voluntários. A gente precisa que isso continue, a gente precisa continuar existindo para que mais mulheres consigam ter acesso a exames de qualidade e ao um diagnóstico precoce, porque isso faz toda a diferença para o tratamento e a reabilitação.” Destacou a médica e coordenadora do Instituto de Prevenção do HA de Araguaína, Lígia 

“Hoje é dia muito importante pra nós do HA, o lançamento do V Leilão, que vai fazer muita diferença na vida dos nossos pacientes, na vida de cada pessoa que precisa do HA, não só do Tocantins, como de todo Brasil.” Disse o Analista de Captação- Hospital de Amor, Allan Gadoti Vilela

“Vamos continuar gente, vamos ajudar a continuar esse trabalho para o Hospital de Amor” disse Ritinha de Cássia Alves que foi paciente do HA. Ela aproveitou e fez doação de duas camisas da seleção brasileira assinada pelo Zico, que serão leiloadas. Uma no V Leilão Direito de Viver Norte e outra será leiloada em 2026, no 7º Leilão Direito de Viver, em Alvorada.

“Está lançado o leilão dia 30 de novembro, no tatersal de Araguaína. Vamos todos unir forças. Como diz os nossos médicos que estão aqui. O hospital depende da gente. A gente sendo voluntários agarrar as mãos firmes juntos um com outro e conseguir essas doações. Muito obrigado a vocês. Vamos juntos” disse emocionado Rubens Neto.

Ajude: Faça sua doação na Secretaria do Sindicato Rural de Araguaína, no Parque de Exposição Dair José Lourenço. WhatsApp: (63) 9 9919-7031. O V Leilão Direito de Viver Norte do Tocantins acontecerá no no domingo 30 de novembro a partir das 12h, no tatersal do SRA, no Parque de Exposição Dair José Lourenço, em Araguaína - Tocantins.

CCMNC registrou a presença, entre outros, de duas voluntárias do Hospital de Amor, há mais de 21 anos, as coronéis da PM Tocantins, Rosinei Santana Cremasco e Lyvya Prado que também é coordenadora da Fundação Pró-Tocantins, na região Norte do Tocantins, a presidente do Rotary Club Capim-Dourado, Venerável Mestre da Loja Maçonica Paz e Concórdia, Ramom Almeida,  Fátima Dias, Vania da Barraria, Vivian Mourão, Alair Negreiros, Tereza Pereira, Fernando Paina, Telma e Mauro Hércules, Jaildo Andrade, Cid Murad, Joana Abud e Jarbinha Abud, os diretores do SRA Irair Dias, João Roberto Barbosa.