Dez jovens selecionados para o Intercâmbio Cultural do Programa Jovem Trabalhador do Tocantins estão em Barcelona, na Espanha, vivendo uma imersão cultural única.
Os jovens estudantes de escolas públicas e aprendizes no Programa Jovem Trabalhador / Renapsi intercambistas ganharam a oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional. A experiência enriquecedora prepara esses jovens para superar desafios que surgem diariamente no mundo cada vez mais conectado e globalizado. O intercâmbio é oportunidade de aprender com novas culturas, conhecer ambientes totalmente diferentes do meio em que se vive é uma forma de se moldar diferentes estilos de vida.
Na programação eles conheceram a sede da Fundesplai, instituição parceira da Demà Jovem by Renapsi, empresa que executa o Programa Jovem Trabalhador do Tocantins em parceria com o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas). Trocaram experiências com jovens do local, assistiram um workshop apresentado pela diretora Demà Barcelona, Ana Carolina Silva sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). ”Foi o primeiro encontro desses jovens dos dois países, para eles fazerem esse intercâmbio de percepções e de conhecimento. Essa experiência é importante para refletir sobre como podemos, com as nossas culturas, nossos meios e nossa formação, cada um em um país diferente, buscar ferramentas para ajudar no desenvolvimento sustentável e na agenda de mudanças climáticas”.
Entre as atividades, encontros com especialistas em inovação social, educação, empreendedorismo, e visita a locais históricos em Barcelona. “É incrível ver a curiosidade deles e como estão absorvendo toda essa experiência. Fico muito feliz de ver como o Governo do Tocantins tem cuidado da nossa juventude. O intercâmbio é uma oportunidade única, na qual vão vivenciar momentos que levarão para a vida. Mas o Programa Jovem Trabalhador do Tocantins vai além, ele oferece às mais de 3 mil famílias atendidas novas perspectivas, inclusão e oportunidades”, pontuou a primeira-dama.
“Esta experiência não apenas amplia o conhecimento acadêmico e cultural dos nossos jovens, mas também fortalece sua visão de mundo. Com certeza, eles voltarão para o nosso estado com uma bagagem muito maior, trazendo novas ideias e um olhar mais inovador. Que outros jovens possam se espelhar neles e enxergar que, com dedicação e esforço, também podem conquistar oportunidades como essa”, destacou a secretária .