A Kothe Transporte e Logística realiza na sexta-feira, dia 23, e sábado, dia 24/5, em sua sede administrativa em Araguaína (TO), a segunda edição da Convenção de Líderes, reunindo gestores das mais de 30 filiais espalhadas por todas as regiões do país. A ampla programação prevê palestras, apresentações de projetos, tour pela empresa, talk show, homenagens e painéis com participação de patrocinadores, parceiros e colaboradores.
Entre as atrações está a palestra magna do navegador e escritor brasileiro Amyr Klink, com o título “Empresas e Negócios - Estágios de Maturidade!”.
O evento proporcionará momentos de aprendizado, troca de informações, experiências e servirá de inspiração aos profissionais do grupo, que tem entre outros conceitos compromisso com o atendimento, sustentabilidade, inovação e segurança.
Outras palestras
Na programação constam ainda as palestras “Pipeline de Liderança - Eu Chefe, Eu Chefe de Chefes”, com Jorge Bruno; “Combate e prevenção de assédio no ambiente de trabalho e a complexidade das relações interpessoais no ambiente de trabalho - como lidar com gente”, proferida por Maximiliano Carvalho; “Planejamento x Estratégia”, por Ivan Berni; e “O problema dos dados - você acha! Eu tenho certeza: o poder dos dados!”, de Vinícius de Souza.
A Kothe S.A.
Com 50 anos de operação, a empresa é hoje uma operadora logística com 3 mil colaboradores, cerca de 1,5 mil veículos próprios, mais de 30 filiais em todas as regiões do Brasil, além de 16 armazéns. Além do Brasil, atende no Mercosul, com atuação na Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile.
A sua trajetória em 1970, em Concórdia (SC), como uma empresa familiar. Em 1989 adquiriu a primeira carreta frigorífica para atender os clientes da região norte. E em 1999 foi constituída a Trans Kothe Transportes Rodoviários Ltda. Nesse ano, como meta de crescimento, decidiu se estabelecer em Araguaína (TO), em razão ao posicionamento geográfico da cidade, estrategicamente localizada no centro do país.
Já em 2011 deu início ao processo de diversificação da frota, que era apenas de carretas frigoríficas. Três anos depois, com um importante passo estratégico, houve a revisão do planejamento com a mudança para S/A (sociedade anônima).
Em 2016, em mais uma ação estratégica, passou a ter a matriz em Jundiaí (SP), próximo da capital paulista e de outros importantes centros urbanos do país. Com isso, deu início às operações de armazenagem e distribuição.
Em 2018, obteve certificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o que permitiu aumentar a quantidade de serviços. No ano seguinte, obteve ISO 9001:2015.
Outra evolução foi a Kothe Agro, divisão de negócios dedicada ao atendimento e desenvolvimento de logística especializada para o setor do campo.
Em 2020 passou a operar no E-commerce, com soluções logísticas para comércio eletrônico. Em 2021, apresentou o TSI (Tratamento de Sementes Industrial), que oferece aos agricultores união de genética com as biotecnologias, conhecimento técnico, capacidade operacional e ativos superiores do mercado. Esse passo resultou, em parceria com a SLC Sementes, na inauguração em 2022 da IBS (Indústria de Beneficiamento de Sementes), maior indústria de beneficiamento de sementes da América Latina, na região do Mato Grosso.