MARIA - XODÓ DA MDRINHA NAS DUNAS DO JALAPÃO

Registro do fim de semana da graciosa Maria Leite Sotero posando no Jalapão para a madrinha Karynne Sotero (primeira-dama do Tocantins). Maria é filha do irmão dela, Diego Sotero e Raissa Leite.

O Jalapão é o destino desejo de quem procura um lugar para energizar e para quem pratica o ecoturismo e ama o turismo de aventura. 

O Jalapão se formou em plena mata de transição entre o cerrado e a caatinga, onde predomina uma vegetação rasteira similar às savanas, brotam cachoeiras, rios de águas cristalinas, corredeiras, grandes chapadas e formações rochosas de cores e formas variadas. Um cenário de tirar o fôlego com imensas dumas de areias douradas que fazem jus ao nome, deserto do Jalapão.  

A 180 km da Capital, o Jalapão ocupa uma área de 34 mil km². Os municípios de Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins compõem a região, que é uma unidade de conservação ambiental do Tocantins e tem temperatura média de 30º C. 

Contate um guia, vá de veículo com tração 4x4 (o acesso aos atrativos é por estrade de terra). Saindo de Palmas capital do Estado, segue-se 64 km pela rodovia TO-050 até Porto Nacional, e depois 116 km pela TO-255, até Ponte Alta do Tocantins, considerada a porta de entrada do Jalapão. 

Outra opção de acesso à região é sair da Capital pela TO-020, sentido norte (108 km de extensão), com acesso para Novo Acordo. Também é possível trafegar pela TO-030 (100 km de extensão), interligação com Taquaruçu e Santa Tereza do Tocantins.