NATAL DE RUA - INVISÍVEIS ACOLHIDOS

Emoção e carinho aos oitenta moradores de rua cadastrados e assistidos pela Prefeitura de Araguaína, por meio das equipes de Assistência Social e CREAS. Tem foto que é explosão de carinho mútuo. Vem ver.

Foi com emoção que 80 pessoas que vivem nas ruas de Araguaína “pertenceram” por alguns momentos na primeira edição do Natal de Rua realizado por equipe da secretaria de Assistência Social e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social- CREAS, da prefeitura de Araguaína. De acordo com a  a coordenadora do CREAS, assistente social, Dayana Chrys de Sousa Oliveira o projeto nasceu do trabalho desenvolvido com as pessoas que vivem nas ruas de Araguaína durante todo o ano*. “O Natal de Rua tem como tema “Gestos que Mudam o Mundo” e busca fortalecer vínculos de afetividade entre usuários, Poder Público e equipe técnica de acompanhamento além de fortalecer a dignidade e autoestima das pessoas em situação de rua”. Enfatizou.
No pacote, as pessoas receberam muito carinho (quem levou e quem ganhou), uma refeição quentinha, refrigerante, sobremesa de panetone e cartão de natal com presentes.

Ações de inclusão de pessoas que vivem nas ruas da cidade Araguaína

- Programa Consultório itinerante na Rua. Equipe multiprofissional percorre a cidade atendendo com serviços de saúde básica e, quando necessário encaminha as UPAS.

 - Programa Banho Solidário, um quiosque no centro da cidade (praça das Bandeiras) está equipado com chuveiros especifico para quem vive nas ruas. Os usuários do local recebem kits de higiene, tolhas com roupas limpas e refeição.

 - Tratamento gratuito contra dependência química, realizado no CAPS-AD 3 (Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas) e no Centro Municipal de Tratamento de Dependentes Químicos.

Tem mais, nos próximos meses a prefeitura Araguaína deverá apresentar o plano de atendimento para esse grupo de pessoas com as sugestões apresentadas pelos participantes da audiência pública coordenada pela Secretaria Municipal da Assistência Social, Trabalho e Habitação que aconteceu no dia 3 de dezembro.

A música ecoou na noite em oito pontos da cidade. CCMNC ama contar sobre solidariedade! Vem ver a emoção nas fotos que falam.