O Desenvolve Mulher Empreendedora tem como pilares a inteligência, governança e sensibilização, redes, competências técnicas e socioemocionais e acesso a mercados.
O evento teve início com breve recado do presidente da Aciara Denilson Silva que destacou o apoio da esposa e das filhas e ressaltou que 80% de suas colaboradoras são mulheres. "Porque as mulheres são mais dedicadas, mais focadas no trabalho e têm mais sensibilidade para lidar com as situações, o que torna a tomada de decisão mais assertiva". A presidente do CMEC-Araguaína, Tatiana Martins Moraes destacou a presença feminina nos negócios na cidade. "A gente sabe que a mulher tem sede de conhecimento e o que a gente tá buscando dentro do CMEC é unir essas mulheres para dentro do conselho, e juntas, criar ferramentas que agregam e fortaleçam seus negócios".
A presidente do CMEC Tocantins, Antônia Lopes, comemorou o auditório lotado no primeiro evento realizado pelo conselho. "Nós temos quatro projetos para serem desenvolvidos esse ano. O primeiro foi esse, que teve casa cheia. O segundo acontecerá na Feira EPOCA (Exposição do Polo Comercial e Industrial de Araguaína) e teremos mais dois importantes eventos, que possibilitarão às mulheres de Araguaína e região investirem cada vez mais em empreendedorismo".
A Gerente Regional do SEBRAE em Araguaína, Maikellen Carvalho, chamou atenção sobre a importância de ações que promovam o conhecimento para enfrentar os desafios de empreender. "O SEBRAE investe em capacitação. Nós temos vários cursos de liderança, gestão empresarial, gestão financeira. O Sebrae tem ações voltadas para o público feminino como Força Mulher, que já formou mais duas mil mulheres em situação de vulnerabilidade, e cursos também para mulheres que desejam empreender ou já abriram seu próprio negócio".
Mais de 150 mulheres empreendedoras de diversos seguimentos participaram de mais de oito horas de programação com palestra da administradora, master coach e analista comportamental Tudy Vieira e participação da Cooperativa Sicredi, que apresentou o projeto "Donas do Negócio", voltado para a micro e pequena empreendedora.
A vice-presidente da Fieto, empresária Maria Elieth Lobo, que há 27 anos atua no mercado confecção de lingerie e moda praia, deixou seu recado: "É importante estar atento às mudanças do mercado, inovar. Eu comecei há 27 anos e era tudo diferente naquela época, não tínhamos computador. Hoje você tem a internet que mudou as relações comerciais. Então, eventos como este possibilitam a troca de conhecimento e acesso às novidades do mercado".