A Pequena Obra da Divina Providência é presença importante em mais de 30 países levando amor e distribuindo caridade em 300 obras, dedicadas aos mais necessitados de acordo com os ensinamentos do seu fundador São Luís Orione. A apresentação do Balanço Social e Apostólico do HDO é realizado anualmente para que a sociedade, líderes, políticos e religiosos conheçam a somatória do resultado do investimento na caridade, feito com planejamento e cuidado.
O BS e BA/HDO 2022, está especificado em um documento de 80 páginas, escrito com linguagem simples, direta e inclusiva para que o leitor de qualquer escolaridade possa entender o conteúdo com facilidade. Clique para ler: https://files.hospitalorione.com.br/files/institucional/balanco-social/2022/balanco-social-hospital-dom-orione.pdf
“Procuramos a melhor metodologia para apresentar o que foi feito e, de modo didático, detalhamos a dimensão filantrópica, que chamamos de Balanço Social, e enfatizamos as principais ações evangelizadoras, que chamamos de Balanço Apostólico”, destaca o diretor presidente, Padre Bruno Rodrigues.
“Quantas pessoas distinguem o Hospital Dom Orione pelo seu atendimento, pela sua acolhida. Isto é mérito de todos, desde o profissional da porta de entrada, até o profissional da sala cirúrgica, do consultório, do escritório, todos são envolvidos na cura integral, total dos pacientes”, destacou o superior geral, Padre Tarcísio.
“Fico muito feliz de ver que o carinho, a humanidade, o gesto do amor tornado ações, tornado obras, se concretiza no atendimento, no cuidado, na presença de cada um dos servidores deste hospital”, disse o bispo da Diocese de Araguaína, Dom Giovane Pereira de Melo.
O médico Henrique Barsanulfo Furtado pesquisador do HDO e diretor presidente do Instituto do Coração de Araguaína – ICA, relembrou o pioneirismo da instituição no serviço de cirurgias cardiovasculares no Tocantins, iniciadas em 2001, citou diversos prêmios que o setor recebeu.
Só para se ter uma ideia no ano de 2022, 63,67% dos atendimentos da unidade foram destinados para usuário do SUS, do Tocantins, Sul e Sudeste do Pará e Sul do Maranhão, destacam-se a Obstetrícia, a Neonatologia e a Cirurgia Cardíaca. A dimensão dos serviços, são impressionantes, nesse ano foram produzidas 1.015.305 refeições para pacientes e acompanhantes no HDO.
O diretor presidente padre Bruno Rodrigues agradeceu aos deputados estaduais, federais e senadores por destinar emendas para que o HDO invista em equipamentos de ponta e possa continuar oferecendo serviço de saúde com a mesma qualidade dos grandes centros com o diferencial evangelizador ensinado por seu fundador São Luis Orione.
Araguaína cidade orionita reúne o Santuário Sagrado Coração de Jesus, Hospital Dom Orione, no Seminário Pe. Pattarello, na Casa Tra Noi, Escola Paroquial Luís Augusto, Colégio Santa Cruz, Faculdade Catolica Dom Orione e Instituto Maria de Nazaré onde os filhos de Dom Orione trabalham diariamente na evangelização e no desenvolvimento regional.
Estavam lá: de Roma/Itália, padres: Alessio Cappelli e Maurício Macchi (vigário geral); Walter Groppello, (ecônomo geral); vereador Soldado Alcivan; diretor técnico HDO, Arnaldo Alves Nunes; superintendente executivo, Osvair Murilo da Cunha; pediatra Wallide Salame, padres: Valmir (Reitor seminário padre Patarello); Edson Oliveira (diretor Colégio Santa Cruz e facdo), Na terça-feira, 11, no Auditório do Colégio Santa Cruz em Araguaína.