O MELHOR LUGAR DO MUNDO É A NOSSA CASA. TJTO REGULARIZANDO MORADIAS NOS QUATRO CANTOS DO ESTADO

Poder Judiciário celebra registro de 805 títulos de propriedade entregues às mulheres com base em recomendação da CGJUS."É um documento gratuito para a população, mas tem valor enorme. Torna o posseiro proprietário, garantindo o direito legítimo de propriedade", disse o presidente do TJTO João Rigo Guimarães.

A partir de recomendação da Corregedoria-Geral da Justiça do Tocantins (CGJUS/TO), o Poder Judiciário tem garantido, além da igualdade e segurança, também respeito e reconhecimento da garantia da base familiar na distribuição de títulos definitivos de propriedade do programa de regularização fundiária tocantinense.

Desde o ano passado até agora, 805 documentos já saíram ou estão prestes a sair do cartório com os nomes das mulheres da casa. A norma que delibera isso é a Recomendação número 16, da CGJUS, de 2021, assinada pela corregedora-geral da Justiça do Tocantins, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe. Nela, é citado que órgãos responsáveis pelo programa devem emitir os “títulos, preferencialmente, em nome da mulher”.

A deliberação considera que a “regularização fundiária também é um instrumento para fomentar a igualdade de gênero, que constitui expressão da cidadania e dignidade humana, princípios fundamentais da República Federativa do Brasil e valores do Estado Democrático de Direito”.

Orgulho e satisfação

Em recente evento de entrega de títulos, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe falou da satisfação presenciar a felicidade e orgulho de muitas mulheres recebendo a titularidade de seus imóveis. “É uma forma de empoderamento, real e concreta. É a garantia dos direitos da mulher e o reconhecimento do seu papel diante da família, nosso bem mais precioso”, destacou a magistrada. “Nada contra os homens, mas as mulheres são empoderadas desta forma porque todos sabemos que, na maior parte dos casos, de um rompimento familiar ou necessidade de ausência do marido, a mulher que mantém o comando da casa, dos filhos, além de suas outras atividades.”

A declaração da corregedora foi feita na segunda-feira (28/3), em Xambioá, município do extremo norte do Estado. Na cidade, 84 mulheres receberam ou vão receber ao longo do ano a documentação de seus imóveis regularizados. No dia seguinte, terça-feira (293), em Colinas, foram 49 mulheres beneficiadas. E na mesma data, em Pedro Afonso, foram 76.

Entretanto, o Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO) já havia entregue títulos a mulheres em Campos Lindos (303), Araguaína (90), São Sebastião (79), Guaraí (67) e Palmeirópolis (57) . Títulos registrados em nome de mulheres desde 2021:

• Araguaína: 90

• Campos Lindos: 303

• São Sebastião: 79

• Palmeirópolis: 57

• Guaraí: 67

• Xambioá: 84

• Colinas: 49

• Pedro Afonso: 76 Total: 805

Texto: Cristiano Machado
*Colaborou Kézia Reis, da assessoria de comunicação da Corregedoria-Geral da Justiça do Tocantins