O anúncio foi feito pela primeira-dama e secretária Extraordinária de Participação Social, Karynne Sotero na sede da Demà Jovem by Renapsi, em Palmas, na terça-feira, 17.
Os jovens tocantinenses que participam do programa Jovem Trabalhador, realizado pelo Governo do Tocantins poderão se inscrever para o processo seletivo de que vai selecionar 10 jovens para um intercâmbio cultural em Barcelona, na Espanha, em dezembro de 2024.
"O intercâmbio é uma oportunidade transformadora para que os jovens conheçam novas culturas, ampliem seus horizontes e adquiram experiências que farão toda a diferença no seu futuro profissional e pessoal. Estou muito animada em ver o entusiasmo dos participantes do programa Jovem Trabalhador, que já é o maior programa de aprendizagem para jovens de 16 a 21 anos da Região Norte do Brasil", destacou a primeira-dama Karynne Sotero.
Nos 139 municípios tocantinense, são mais de 3 mil jovens participando do programa Jovem Trabalhador, executado pela Demà Jovem by Renapsi em parceria com o Governo do Tocantins.
Para participar do intercambio se inscreva aqui: https://jovemtrabalhadorto.org.br/intercambio-cultural/
Regras para a seleção
- Participar do JT até o dia 31 de março de 2024.
- Ter boas Notas escolares
- Avaliação de desempenho no JT contam pontuação.
Os dez jovens selecionados terão todas as despesas cobertas, incluindo passagens, hospedagem, alimentação e passeios. Além disso, a Demà Jovem by Renapsi também arcará com até R$ 500,00 para a emissão de passaportes e documentos necessários.
"O programa Jovem Trabalhador é muito mais que uma oportunidade de qualificação, é uma iniciativa de inclusão social. Qualquer jovem nessa faixa etária pode participar, mas aqueles que fazem parte do programa recebem acompanhamento integral. Isso inclui desde a formação técnico-profissional até apoio psicossocial, fortalecendo vínculos familiares e comunitários”, destaca a gerente regional da Região Norte da Demà Jovem by Renapsi, Patrícia Lucena,
Programa Jovem Trabalhador
O programa é uma iniciativa do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), tendo a Demà Jovem by Renapsi como empresa contratada para a execução. O programa tem como foco principal atender jovens em situação de vulnerabilidade social, incluindo ribeirinhos, indígenas e quilombolas.
Financiado com recurso do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep-TO), o processo de contratação dos jovens teve início em 5 de junho de 2023.