OURO DO TOCANTINS NO LOOK DE JANJA LULA

Sem o dress code tradicional na posse do marido, presidente Lula, Janja valoriza o artesanato e a moda brasileira. E manda recados: A posição da mulher é caminhar lado a lado do homem. Estou pronta para o trabalho. Espia um cadinho!

A socióloga Janja Lula da Silva chegou ao poder quebrando protocolos, em dezembro, numa reunião do Governo de Transição disse “Não precisam me chamar de primeira-dama, me chamem de Janja mesmo”. Na posse surgiu de blazer acinturado e calça pantalona cintura alta e corsetada. O recado é nítido: Sem medo do trabalho. Janja é a nova poderosa embaixadora da moda brasileira.
 

Desde o seu casamento quando usou um modelo de Helô Rocha de cor off-white, com diversos bordados  e desenhos temáticos, como um cacto, estrelas (símbolo do PT) e flores nordestinas, que os olhos se voltaram para as bordadeiras do Nordeste.

Para a posse, todas as peças do terninho feitas em crepe de seda nacional vintage tingidas naturalmente com caju e ruibarbo (planta comestível medicinal) e bordadas com palhas brasileiras, entre elas: brilha o ouro do Tocantins: Capim dourado! Uau!

A palha de junco é de Timbaúba dos Batistas, no Rio Grande do Norte, as folhas em capim colonião de Nova Gama, em Goiás.

O nome Janja e a data especial estão bordados no forro do blazer que tem uma leve cauda, é todo contornado por folhas bordadas, assim como o colete. No lugar de linhas, as artesãs confeccionaram os bordados em palhas brasileiras e capim dourado. A valorização da moda brasileira estava nos acessórios: no par de brincos pintangão, da designer de joias Flávia Madeira. e nos  pés, ela usou os mesmos sapatos do casamento, confeccionados manualmente em couro, por artesãs, e assinados por Juliana Bicudo.

Das mãos da artesã Eliene Bispo, presidente da Associação Dianapolina de Artesãs (ADA) nasceram as peças em ouro do Tocantins – o Capim Dourado que brilha no look de Janja.
“Foi muito gratificante pra mim é reconhecimento de muitos anos de trabalho, estou muito feliz de ver meu nome, da associação e da minha cidade sendo divulgada no Brasil e em outros países, né”, Celebra. A ADA recebe incentivo da secretaria da Cultura e Turismo - Sectur e leva o artesanato tocantinense para diversas feiras nacionais e internacionais de artesanato.

Ficha Técnica

* Criação e Direção: Helô Rocha e Camila Pedroza @helorocha @camilapedroza

* Execução (modelagem e costura): Edson Honda @hondaedson

* Tecido: Crepe de Seda (vintage - reaproveitamento)

* Tingimento Natural em Cajú e Ruibarbo: Tati Polo @polo.tati

* Bordados com Palhas

- Palha de Junco - Dona Josa @josa7989 - Bordadeiras de Timbaúba RN - Artesãs: Patinha Dantas, Acileide, Aline, Kena e Daliane @timbaubadosbordados

- Peças em Capim Dourado: ADA, Artesã: Eliene Bispo - Dianópolis TO @capimdouradoada

- Peças em Capim Colonhão - Novo Gama GO, Artesão: João Gomes @juaodefibra

* Bordado (finalização e acabamento): Lucas Bispo @atelierbipo

* Logística: Cleiton Mesquita @cleiton_mesquita1

* Apoio: Rede Artesol @artesol_oficial

* Croqui: Léo Borges @leodiborges