OUVINDO ARTESÃS DO MUMBUCA

Primeira-dama Karynne Sotero se junta às mulheres jalapoeiras para roda de conversa e entrega de cestas básicas.

Sempre dando visibilidade à mulher como liderança e protagonista social, primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, visitou, no domingo, 10, a comunidade quilombola Mumbuca, em Mateiros, no Jalapão. 

Dessa vez em companhia da ativista social, Luiza Brunet, 1ª subdefensora pública-geral do Estado, Estellamaris Postal, da deputada estadual Cláudia Lelis, da primeira-dama de Mateiros, Ana Cláudia Tavares e da primeira-dama de São Félix, Imelda Rocha Xavier que participaram da roda de conversa realizada no coreto central da comunidade Mumbuca. As visitas formam recebidas pelas quilombolas com cantigas autorais que contam sua história. “Hoje [domingo, 10] é um dia especial, pois estamos recebendo a Luiza Brunet, que veio antes de sua agenda oficial, de terça-feira, 12, em Palmas, para conhecer o Jalapão e a história das nossas mulheres, sua força e tradição no capim-dourado. Essa visita é uma troca valiosa, pois ela leva consigo nossa cultura e a força das jalapoeiras, e nos deixa um pouco de seu conhecimento e experiência”, destaca Karynne.

 “No Jalapão, fiquei impressionada ao conhecer o fervedouro e sentir de perto essa natureza única. Aqui, percebo o amor e a coletividade que movem essas mulheres, que produzem joias artesanais de grande valor e carregadas de ancestralidade. É um privilégio ver como tradição e cultura se unem de forma tão especial” Luiza Brunet.

 “O nosso quilombo tem muita história, somos firmes, fortes e reforçamos a energia boa que as pessoas trazem para nossa comunidade. Foi um momento muito feliz por conhecermos a garra da nossa primeira-dama Karynne Sotero e conseguimos perceber a força da nossa convidada Luiza Brunet, o que deixa a comunidade repleta de felicidade”  matriarca do Mumbuca,  Noemi Ribeiro da Silva, a Doutora anciã.