SICREDI - UNIÃO FAZ A VIDA TRANSFORMA A REALIDADE DE ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS NO TOCANTINS

SOCIAL - Desenvolvido pelo Sicredi há 28 anos, o programa de responsabilidade social, investe em educação nas comunidades onde trabalha. No projeto, a cooperativa financia essas ações, seja por meio de assessoria pedagógica, formação dos professores e material didático. Vem conhecer!

O objetivo de promover valores de cooperação e cidadania entre crianças e adolescentes, além de colaborar para a educação integral deste grupo, o Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia desenvolve no Tocantins o Programa União faz a Vida (PUFV).

 

 

 

Neste ano, a iniciativa iniciou suas atividades na Escola Municipal Professor Deasil Aires em Porto Nacional, com uma formação em habilitação infantil com carga horária de 16 horas para 18 professores.

"É uma colaboração conjunta, no qual o Sicredi realiza as formações tanto presenciais quanto virtuais, assegurando o suporte essencial para a efetiva implementação da metodologia do programa e, durante todo o caminhar, a nossa assessora pedagógica está muito próxima da escola. Os professores capacitados estão prontos para transmitir a metodologia do PUFV aos alunos", explicou Eduardo Meyer, Analista de Relacionamento, responsável pelo programa na Cooperativa.

Os projetos desenvolvidos junto aos alunos nascem de demandas da própria turma. Em cada unidade, professores criam oportunidades e instigam os estudantes a terem curiosidade sobre diferentes assuntos, que vão desde vivências que envolvem descobrir no que consiste a alimentação saudável, a pesquisas sobre os diferentes tipos de solo ou imersões em brincadeiras antigas que abordam a temática do empreendedorismo para crianças.

Celso Régis, presidente da cooperativa, destaca que o programa se destaca pela sua metodologia centrada no aluno, transformando-os em protagonistas do processo de aprendizagem.

“Através de iniciativas como essa, o Sicredi não apenas fortalece o cooperativismo e a cidadania nas escolas, mas também promove uma transformação social significativa, valorizando os saberes locais e preparando os alunos para serem cidadãos ativos em suas comunidades”, pontua.

No Tocantins, o PUFV é realizado nas cidades de Formoso do Araguaia, Porto Nacional e Palmas, e está em constante expansão, trabalhando em parceria com as secretarias de educação municipais e escolas, visando fortalecer ainda mais o impacto positivo do programa na comunidade.

“O retorno vem com as ações que são realizadas nas escolas. São atividades que promovem o cooperativismo e a cidadania. É uma iniciativa que tem um grande impacto social nas escolas que aderiram ao programa. Percebemos a comunidade mais engajada com a escola e o conhecimento é multiplicado por estes alunos. O reflexo é sentido na sociedade como um todo”, finaliza Celso