SOLIDÃO NÃO É FRAQUEZA

Solidão não é uma fraqueza, mas sim uma oportunidade para se reconectar consigo mesmo e com o mundo ao seu redor.

A solidão pode surgir de várias maneiras, como a perda de um ente querido, a mudança para uma nova cidade ou país, a falta de conexões sociais significativas ou a falta de tempo para se relacionar com outras pessoas.

É importante lembrar que a solidão não é uma fraqueza, mas sim, uma emoção natural que todos experimentam em algum momento da vida. No entanto, se você se sentir solitário com frequência, é importante buscar ajuda e apoio de amigos, familiares ou profissionais de saúde mental.

Existem várias maneiras de lidar com a solidão. Uma delas é se envolver em atividades que você gosta e que lhe trazem felicidade, cultivar um hobby, ser voluntário em alguma instituição ou ação beneficente, praticar esportes. Participar de grupos sociais ou comunitários é uma excelente forma de lazer e descontração. Outra opção é praticar diariamente o autocuidado, um modo prazeroso de dar fazer uma parada obrigatória na correria do dia a dia e ainda desestressar. 

A solidão é uma emoção comum que pode ser superada com o tempo e o esforço e pratica e paciência. Se você se sentir solitário com frequência, não hesite em buscar ajuda e apoio de amigos, familiares ou profissionais de saúde mental. Lembre-se de que a solidão não é fraqueza, é uma oportunidade para se reconectar consigo mesmo e com o mundo ao seu redor.

Eu sou Hismênia Vidal Xavier psicóloga e Supervisora Clínica. CRP: 11/10421. Atendimentos presenciais e online.