Você sabia que o Senador Eduardo Gomes é filho de poeta? Filho do saudoso poeta José Gomes Sobrinho (in memoriam), por isso, corre nas suas veias a admiração e encanto pela cultura e pelo povo do Tocantins. E neste 1º de fevereiro, fez história, eleito vice-presidente do Senado Federal.
"Momento histórico para o Tocantins! Com muita gratidão, assumo a 1ª vice-presidência do Senado Federal. Mais uma missão para seguir trabalhando pelo nosso estado e pelo Brasil!" compartilhou na sua rede social.
No final de 1981, Eduardo chegou com a família em Araguaína, norte de Goiás e iniciou sua trajetória política em 1986 como Secretário de Educação de Xambioá.
Nascido Carlos Eduardo Torres Gomes em 28 de abril de 1966, na capital do Barco de Fogo, em Estância (SE), em 28 de abril de 1966. Filho de Gilda Torres Gomes e José Gomes Sobrinho. Casado com a advogada Arlinda Carla, pai de 6 filhas e 1 filho.
Trajetória
Membro do Bloco Parlamentar Vanguarda – PL
Titular na:
- CMMIR - Comissão Mista Permanente sobre Migrações Internacionais e Refugiados
- CPIBETS - CPI das BETS
- FPJOVEM - Frente Parlamentar em Defesa das Políticas Públicas de Juventude
- FPMA - Frente Parlamentar Mista Antirracismo
- FPMDPI - Frente Parlamentar Mista em Defesa da Pessoa Idosa
- GPARABIASAUDITA - Grupo Parlamentar Brasil - Reino da Arábia Saudita
- GPCHINA - Grupo Parlamentar Brasil - China
Foi Secretário de Cultura e Turismo de Araguaína (1988-1990) e vereador em Palmas (1997-2002). Em 2003, assumiu mandato na Câmara dos Deputados, onde permaneceu por três legislaturas consecutivas.
Eleito senador em 2018, destacou-se como Líder do Governo Bolsonaro no Congresso Nacional (2019-2022) e presidente da Comissão de Comunicação e Direito Digital. É conhecido pelo seu forte municipalismo, com mais de R$ 2 bilhões destinados aos 139 municípios tocantinenses. Atualmente, preside o PL no estado e, agora, assume a 1ª Vice-Presidência do Senado Federal.
Em tempo: O pai de Eduardo Gomes, Zé Gomes publicou 13 livros, foi poeta, músico e escritor, membro das Academias Palmense e Tocantinense de Letras. Foi também presidente do Fórum Nacional de Conselheiros Estaduais de Cultura. O filho, e agora vice-presidente do Senado, que cresceu respirando arte e cultura, preferiu seguir o caminho da política.
Nós do CCMNC desejamos sucesso. Parabéns, parabéns, Tim-Tim!