TRÁGEDIA ANUNCIADA. ATAQUE DE PITBULL NA VIA LAGO ALERTA PARA APLICAÇÃO DA LEI DA FOCINHEIRA

ATENÇÃO A VIDA - Uma caminhada rotineira na Via Lago pode virar tragédia. Acendeu o alerta quando um cão pitbull, descontrolado atacou, matando outro animal com uma mordida no tórax. "Aquele animal pode matar uma pessoa" disse o tutor, ainda com a roupa ensanguentada, na cadeira ao lado seu companheiro Balthin é um pacotinho sem vida!

Na manhã de sábado, 4, o passeio diário do medico Emival Neves e seu fiel companheiro Balthin, cão da raça chow-chow, de 8 anos, descrito por quem os via caminhando, como um animal, inteligente e amoroso com todos que cruzaram seu caminho. Eles foram atacados, por outro cão da raça pitbull, que estava sem focinheira e que o dono não consegue controlar a guia do animal.

Há poucos dias a influenciadora Iara Bucar, adepta da caminhada matinal publicou um vídeo chamando atenção para os cães com tutores e os de rua que circulam na Via Lago, no Parque Cimba, pela cidade sem nenhum acessório de segurança e que nunca viu nenhuma abordagem de equipes orientando sobre a obrigatoriedade de usar os acessórios de segurança. “Muito perigoso tanto para nós como para os outros cães que estão passeando com seus donos. Ontem, um pitbull com força imensa, deu uma mordida no tórax do animal. Matou na hora”

E se fosse uma criança? E se fosse um idoso? E se fosse você? Vai passear com seu animalzinho, tenha respeito e empatia pelas pessoas, use os equipamentos de proteção. Que a morte de Balthin acenda um alerta das autoridades araguainenses que se cumpra a Lei Federal n°. 2.140, de 2011.

O que diz a Lei Federal n°. 2.140, de 2011.

 A condução de cães em locais de acesso público deve ser feita com guia curta e focinheira. A Lei Federal n°. 2.140, de 2011 dispõe a obrigatoriedade do uso da focinheira e estabelece regras de segurança para a condução responsável de cães de grande porte e/ou de raças consideradas perigosas.

lista de cães que precisam usar focinheira:

American stafforshire Bull terrier, Bull dog, Boxer, Doberman Fila, Pastor alemão, ,. Mastim-napolitano, Rottweiler e Pitbull.

 A lei diz ainda, “os cães das raças não citadas, mas que se enquadrem em uma ou mais características acima são obrigados a usar os dispositivos de segurança, inclusive aqueles que pesem acima de 25 kg (vinte e cinco quilos) e os conduzidos por pessoas que não tenham condições físicas para o adequado domínio do animal.”

Diariamente pessoas são atacada por animais que “escapam”, que passeiam com seus tutores nos quatro cantos do país. Entre os casos vou citar da escritora Roseana Murray, de 73 anos, atacada por três cães da raça pit bull enquanto caminhava na cidade de Saquarema, no litoral fluminense, em 5 de abril de 2024. 

Roseana foi gravemente ferida pelo ataque e teve o braço e a orelha direita arrancados pelos animais. Ela ainda foi arrastada pelos cães por cerca de 5 metros. Com informações da Agência Brasil.