TURMA DA MÔNICA JOVEM MOSTRA QUE HÁ VIDA ALÉM DAS TELAS

LEITURA - O lançamento da nova HQ "Desconectados?" vai acontecer durante a programação da Semana Brasileira de Educação Midiática, parte da Semana Global de Alfabetização Midiática e Informacional (MIL Week), evento anual da UNESCO para promover a conscientização e celebrar os progressos na área. É uma parceria entre Redes Cordiais, YouTube e MSP Estúdios, incentiva o equilíbrio entre o online. "A revista é uma oportunidade de dialogar com os estudantes sobre o uso equilibrado dos dispositivos digitais para além da simples proibição. Queremos incentivar escolhas conscientes e saudáveis, que promovam a leitura crítica do contexto em que vivemos e a reflexão sobre o que é ser um cidadão digital atuante e responsável", afirma Januária Cristina Alves, coordenadora do Pequenos Cordiais, núcleo do Redes Cordiais voltado ao público infantojuvenil.

A nova HQ Desconectados?, da Turma da Mônica Jovem, traz uma reflexão atual e necessária sobre a relação entre crianças, adolescentes e o uso consciente das telas. A obra é uma iniciativa da Redes Cordiais, em parceria com o YouTube e a MSP Estúdios, e será lançada no dia 29 de outubro, às 10h30, na Gibiteca Henfil, em São Paulo, com versões impressa e digital.

Roteirizada pela própria equipe da MSP Estúdios, a revistinha convida o público jovem a repensar seus hábitos digitais e a redescobrir o prazer da leitura. Com o carisma inconfundível dos personagens da Turma da Mônica Jovem e uma narrativa leve e envolvente, a HQ retrata o ambiente escolar para mostrar que é possível aproveitar a tecnologia de forma equilibrada. Sem perder o valor das experiências fora das telas.

Para a MSP Estúdios, a ação conecta os personagens com um debate urgente. “Nossos personagens da Turma da Mônica Jovem emprestam seu carisma para um desafio importante, que é estimular a leitura em tempos de intensa conexão digital”, enfatiza a diretora executiva da MSP Estúdios, Marina Sousa.

O YouTube, que apoia financeiramente o projeto, destaca o propósito da parceria: “Integrado à nossa abordagem responsável no ecossistema, o YouTube apoia diversas iniciativas de educação midiática. Essa atuação reflete a nossa preocupação constante em incentivar o uso equilibrado das telas por crianças e adolescentes”, informa a gerente de parcerias do YouTube para conteúdos infantojuvenil, Luana Nazareth.

A HQ inédita Desconectados? será lançada com uma ação especial: os primeiros exemplares serão entregues a uma turma de alunos da Escola Municipal EMEF Brigadeiro Faria Lima, em São Paulo. Em seguida, a revista será distribuída a outras escolas públicas e particulares de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, e poderá chegar a novas cidades por meio de parcerias locais.

Na história, os personagens recebem a notícia de que participarão de um passeio escolar sem o uso de celulares — algo que, a princípio, gera estranhamento e resistência. Mas, ao longo da trama, eles descobrem que ficar desconectado pode ser uma experiência divertida, transformadora e cheia de aprendizados.

Clique aqui para acessar o conteúdo da revista Desconectados?

Sobre Januária Cristina Alves: Mestre em Comunicação Social pela ECA/USP, jornalista, educomunicadora, autora de mais de 50 livros infantojuvenis, duas vezes vencedora do Prêmio Jabuti de Literatura Brasileira. É coordenadora do Pequenos Cordiais, colunista do Nexo Jornal, membro da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação e do grupo Jornalismo, Direito e Liberdade do Instituto de Estudos Avançados da USP, além da Mil Alliance, a Aliança Global para Parcerias em Alfabetização Midiática e Informacional da Unesco.