A troca de comando muito bem prestigiada, foi acompanhada pelo governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa e o comandante-geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel Márcio Antônio Barbosa, autoridades civis, militares e membros da família Dias Costa.
O novo comandante do 2º BPM, tenente-coronel, Weslley Dias Costa, tem 46 anos, é casado, pai de duas meninas, nasceu em Tocantinópolis e foi criado pertinho de Araguaína, numa comunidade ribeirinha no Rio Tocantins, em Babaçulândia na ilha de São José, também, chamada Ilha do Trapiá (que desapareceu com a formação do reservatório da Usina Hidrelétrica de Estreito (UHEE). Filho de família tradicional na região a Dias da Costa, aprendeu cedo o valor da disciplina, do respeito e do compromisso com a comunidade.
Membro da elite da Policia Militar do Tocantins com excelência técnica, alto vigor físico, disciplina férrea e notável capacidade intelectual e bom desempenho das funções dentro da PM. Ingressou na Polícia Militar do Estado do Tocantins em 2004, iniciando uma trajetória na corporação com contínua atuação operacional e formação na área de segurança pública.
O menino do interior retornou, agora como comandante, do 2º BPM, Batalhão Araguaia -O Guardião do Norte uma das mais importantes unidades de segurança do Tocantins, em Araguaína que é referência no Norte do Brasil.
O comandante do 2º BPM, tenente-coronel, Weslley Dias Costa, é bacharel em Segurança Pública pela Academia Policial Militar Tiradentes e bacharel em Direito pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), além de possuir especialização e pós-graduação em Segurança Viária. Também concluiu cursos estratégicos e operacionais, como o Curso Operacional de Rotam da PMTO; Curso de Negociador Policial pela PMGO; Curso de Inteligência de Segurança Pública pela SIIGO e Curso de Nivelamento de Conhecimento pela Força Nacional.
Entre as principais funções exercidas na PMTO, destacam-se passagens pela Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam), em Palmas; atuação como subcomandante do 6º Batalhão da PM, em Taquaralto, e do 2º BPM em Araguaína, além de ter integrado a Força Nacional de Segurança Pública. O oficial também comandou o 9º BPM, em Araguatins, o BPCHOQUE e, mais recentemente, esteve à frente do 4º BPM, em Gurupi, por cerca de cinco anos. Pelos serviços prestados, foi homenageado com a Medalha Tiradentes, Medalha de Mérito Policial Militar e medalhas por tempo de serviço de 10 e 20 anos.
Nós, CCMNC desejamos sucesso nessa nova jornada. Parabéns, parabéns. Tim-Tim!
Nos retratos: O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (destaque), comandante-geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel Márcio Antônio Barbosa, o ex- comandante Valdeonne Dias. Sua mãe, Frozina Dias Cardoso, a esposa Naiara, as irmãs, Lilia, Weldah, o tio Agimiro Costa, o primo, presidente da Câmara de Municipal de Babaçulândia, vereador, Thiago Dias Xavier,



