Recepcionado pelos alunos do Colégio Militar de Palmas ao som dos hinos nacionais brasileiro e irlandês na quinta-feira, 20, o embaixador irlandês no Brasil, Seán Hoy e o governador do Tocantins Wanderlei Barbosa abrem portas para intercâmbio internacional. Nas áreas de educação, segurança, agricultura e turismo, entre outros temas apresentados na audiência.
Seán Hoy disse que anteriormente havia visitado o Tocantins. “Sem dúvida é uma oportunidade para descobrir a vida real do Brasil, geralmente estamos em cidades grandes. Uma oportunidade de conhecer a cultura e experimentar essa vida sertaneja. No Tocantins, conheci plantações de soja, estive com indígenas”, disse.
Wanderlei Barbosa agradeceu a visita e aproveitou para convidar o embaixador para conhecer os atrativos turísticos no Cantão e Jalapão. “Além da nossa cultura, o convidamos para conhecer nossa flora. Queremos sugerir uma cooperação na área turística, também na educação para que possamos alinhar parcerias, assim como, na segurança e no nosso setor produtivo, que é muito importante para o Estado que já exporta para a Europa”, enfatizou o governador.
O secretário de Estado da Governadoria, Jairo Mariano, ressaltou: “Estamos recebendo uma visita que consequentemente também estabelece um laço próximo”.
Para o reitor da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Augusto Rezende a visita é importante para promover intercâmbios na educação. “A importância dessa visita é muito grande. Primeiramente, o Tocantins faz essa interlocução com a cultura europeia. Essas relações bilaterais nos fortalecem enquanto Estado, enquanto instituição. E para a Universidade Estadual do Tocantins, em especial, abre portas para o intercâmbio, recebendo alunos e professores de projetos da Irlanda, tanto quanto do nosso Estado para Irlanda”, afirmou.
Presentes na recepção ao embaixador - chefe da Casa Militar, coronel Márcio Antônio; secretários de Estado da Educação, Fábio Vaz; da Comunicação, Márcio Rocha e da Governadoria, Jairo Mariano.