AMAMENTANDO NO ARAGUAIA

Este ano, a Semana Mundial do Aleitamento Materno tem como tema "Educação e Apoio" e acontece até o dia 7 de agosto. E a foto mais linda retrata um momento especial de Lilian Cristhian Rocha amamentando os filhos Álvaro e Olga às margens do Araguaia.

Lilian Cristhian Rocha é casada com Carlos Martins, mãe de Álvaro de quase três anos e Olga de 10 meses. Dona de cultura invejável, uma pessoa bem fora do padrão, uma mãe-leoa que não se importa com mimimis tão presentes no mundo moderno. Mamãe Lilian é um grito de liberdade para que todas as mamães possam ter o direito de amamentar livremente os seus bebês sem tabus e preconceitos! E o desmame ser feito no tempo de cada mãe e seu filho. Vem ler o que mamãe Lilian escreveu na rede social:

A SMAM (semana mundial da amamentação) ocorre entre 1 e 7 de agosto em cerca de 170 países e é uma importante estratégia de promoção da amamentação, alinhada aos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização Mundial de Saúde (OMS).

A 31ª SMAM tem quatro objetivos principais:

Informar pessoas sobre o seu papel fortalecendo a cadeia de calor da amamentação

vincular amamentação como parte de boa nutrição, segurança alimentar e redução das desigualdades

engajar pessoas e organizações ao longo da cadeia de calor para amamentação

E estimular ação de fortalecimento da capacidade de protagonistas e sistemas para a mudança transformacional.

Estudar amamentação pra mim foi um imenso desafio. Porque eu fiz isso pra entender tudo que se passava ao meu redor mas principalmente pra me defender das violências puerperais que somos expostas durante esse período. A verdade é que muita gente não quer se qualificar nesse assunto. E só sobra pra mães como eu, desviar-se das conformidades sociais e de toda uma indústria que assedia e convence as mulheres de que elas não são capazes.

Eu não caio nesse papo.

Eu não aceito de jeito nenhum que as pessoas continuem erguendo cadeias de desinformação sobre esse assunto. É dever meu como profissional de saúde, mas principalmente como mãe, bem informada, espalhar informações fidedignas sobre.

Amamentação importa. Porque é muito além de só conexão. É nutrição. É saúde pública. É um ato com repercussões para toda uma vida.

Gonzales já dizia “…se vendessem um remédio com todas as propriedades do leite materno, os pais pagariam uma fortuna...”

Eu tenho de graça! Hoje, depois de tanto me informar ficou fácil, eu existo, eu fabrico. Mas até eu chegar aqui, tive que me desviar de muitos obstáculos. Todos, absolutamente todos, envolviam desinformação e falta de manejo.

Amamentar não era pra ser difícil.

Se ainda é. Tem muito o que o sistema (formado por pessoas) melhorar.

Até lá! Eu subverto ele.

Pra vocês, uma fotinha, com uma mamada gostosa, dos meus dois bebês, juntinhos no rio Araguaia.