O evento foi realizado sob a batuta da ONG do Grupo de Gays que Amam a Vida (GGAV) com apoio da Secretaria de Saúde do Município de Araguaína.
A cidade nunca foi tão colorida e alegre como naquela tarde de sábado de dezembro de 2010. Foi bonito de ver. A festa começou na concentração com muitas brincadeiras de gays, lésbicas, trans, simpatizantes distribuindo panfletos educativos e camisinhas pelas ruas da cidade. Pessoas de várias cidades - do Tocantins (Colinas, Nova Olinda Xambioá, Carmolândia, Palmas), do Maranhão (Imperatriz, Carolina e Balsas) e do Pará, (Marabá).participaram desse momento histórico. Se juntaram num só voz contra a homofobia.
Vale refletir! O Brasil assassinou um LGBT a cada 38 horas em 2023.
Em 2020, o total de mortes LGBT I+ registradas pelo observatório foi de 237,
Em 2021 foi de 316,
Em 2022 foram 273 casos,
Em 2023 foram 230 mortes associadas à LGBTI fobia.
Apesar desse número já representar a grande perda de pessoas, principalmente por sua identidade de gênero e/ou orientação sexual, temos indícios para presumir que esses dados ainda são subnotificados no Brasil. – Dados do Observatório Mortes e Violências LGBTI Brasil Org Saiba mais aqui: https://observatoriomorteseviolenciaslgbtibrasil.org/dossie/mortes-lgbt-2023/