EM NATIVIDADE, FILHOS CELEBRAM OS 90 ANOS DE MODESTINA, ORGULHOSA LAVADEIRA DE ROUPAS DA PRAIONA.

Tempo de festejar Modestina Avelino da Silva, lavadeira de roupas na Praiona de Natividade. Ela nasceu há 90 anos, em 1936, quando o mundo vivia um período de extrema tensão política e depressão econômica. O rádio estava em todo lugar, e a televisão começava suas primeiras transmissões, ocupando um destaque que nunca mais perdeu. Ela viu o Tocantins virar estado e está vendo a IA tomar conta do mundo. Seu legado será de honestidade e trabalho; de que o estudo muda o mundo e de que o futuro está no orgulho de suas origens.

A lavadeira de roupas da Praiona recebeu a celebração dos filhos José Cardoso da Silva, Oneide Avelino da Silva, Eliane Avelino da Cruz, Joaquim Avelino da Cruz e Lídio Avelino da Silva (no retrato, com ela e a nora Flozina Pereira da Silva). Foram dois dias de festa para relembrar as histórias e os ensinamentos de uma mulher honesta, que devolvia em lascas as sobras do sabão, moedas e qualquer outra coisa esquecida nas roupas dos patrões.

“Suas roupas eram ‘quaradas’, método de alvejamento natural, bem enxaguadas e vinham com o perfume natural de roupa lavada na fonte que, após estendidas no varal, todas do lado avesso, bem sacudidas e alinhadas por cores e peças, ao balançar do vento, espalhavam frescor e limpeza que permeiam ainda hoje nossas memórias”, relembra com orgulho a filha Eliane.

Modestina é mãe de 10 filhos, cinco vivos; vovó de 12; bisavó de 13 bisnetos e aconchega nos braços o tataraneto Gael Henrique.

De sua trajetória, um sentimento nunca se foi: não ter tido condições de estudar. E foi em sua casa que muitos dos netos começaram a vida escolar, enquanto os pais trabalhavam na roça, antes de migrarem para a cidade.

Nos dias dos 90 anos da vovó, “cada um recordou momentos inesquecíveis, desde as idas à Praiona lavar roupa, os banhos e as brincadeiras nos poções enquanto aguardavam a roupa quarar, as brigas para não molhar o cabelo e desfazer o penteado, as idas ao mato buscar lenha no pé da serra, buscar cajuí para fazer doce e tantas outras histórias que lembramos com carinho”, conta Eliane.

E foi nesse clima de gratidão que amigos e familiares brindaram os 90 anos de dona Modestina, no sábado e no domingo. A casa recebeu delicada decoração em tons pastéis, assinada pelo Ateliê da Suely; o buffet ficou por conta do Dom Camilo Oficial; o bolo foi assinado por Adeângelis; e as lembrancinhas, os docinhos bem-comemorados e o vestido são de Araguaína, by Fran de Gois, Marlene Bolos e Adriely, da Marrom Ateliê.

Entre os convidados estavam lá o amigo Dozinho Nunes da Silva, o sobrinho, Alberto e a mulher Tereza, os netos. (esq. p/ dir.), Adão Ferreira da Silva, Elivaldo Pereira da Cruz, Lidiane Bonfim pereira da Silva, Neildo Avelino da Silva, Neisson Avelino da Silva Gilvan Ferreira da Cruz, Eva Ferreira da Silva e Neiciane Avelino da Silva (retrato 02). Bisnetos (esq. p/ dir.), Emilly, Maristela, Ueverson, Karoline, Sara, Andressa, Rhuan, Henrique, Ana Vitória.