A lavadeira de roupas da Praiona recebeu a celebração dos filhos José Cardoso da Silva, Oneide Avelino da Silva, Eliane Avelino da Cruz, Joaquim Avelino da Cruz e Lídio Avelino da Silva (no retrato, com ela e a nora Flozina Pereira da Silva). Foram dois dias de festa para relembrar as histórias e os ensinamentos de uma mulher honesta, que devolvia em lascas as sobras do sabão, moedas e qualquer outra coisa esquecida nas roupas dos patrões.
“Suas roupas eram ‘quaradas’, método de alvejamento natural, bem enxaguadas e vinham com o perfume natural de roupa lavada na fonte que, após estendidas no varal, todas do lado avesso, bem sacudidas e alinhadas por cores e peças, ao balançar do vento, espalhavam frescor e limpeza que permeiam ainda hoje nossas memórias”, relembra com orgulho a filha Eliane.
Modestina é mãe de 10 filhos, cinco vivos; vovó de 12; bisavó de 13 bisnetos e aconchega nos braços o tataraneto Gael Henrique.
De sua trajetória, um sentimento nunca se foi: não ter tido condições de estudar. E foi em sua casa que muitos dos netos começaram a vida escolar, enquanto os pais trabalhavam na roça, antes de migrarem para a cidade.
Nos dias dos 90 anos da vovó, “cada um recordou momentos inesquecíveis, desde as idas à Praiona lavar roupa, os banhos e as brincadeiras nos poções enquanto aguardavam a roupa quarar, as brigas para não molhar o cabelo e desfazer o penteado, as idas ao mato buscar lenha no pé da serra, buscar cajuí para fazer doce e tantas outras histórias que lembramos com carinho”, conta Eliane.
E foi nesse clima de gratidão que amigos e familiares brindaram os 90 anos de dona Modestina, no sábado e no domingo. A casa recebeu delicada decoração em tons pastéis, assinada pelo Ateliê da Suely; o buffet ficou por conta do Dom Camilo Oficial; o bolo foi assinado por Adeângelis; e as lembrancinhas, os docinhos bem-comemorados e o vestido são de Araguaína, by Fran de Gois, Marlene Bolos e Adriely, da Marrom Ateliê.
Entre os convidados estavam lá o amigo Dozinho Nunes da Silva, o sobrinho, Alberto e a mulher Tereza, os netos. (esq. p/ dir.), Adão Ferreira da Silva, Elivaldo Pereira da Cruz, Lidiane Bonfim pereira da Silva, Neildo Avelino da Silva, Neisson Avelino da Silva Gilvan Ferreira da Cruz, Eva Ferreira da Silva e Neiciane Avelino da Silva (retrato 02). Bisnetos (esq. p/ dir.), Emilly, Maristela, Ueverson, Karoline, Sara, Andressa, Rhuan, Henrique, Ana Vitória.


