ARROZ PARAENSE

Vem experimentar a receitinha da chef de cozinha Lourdes Wanderley do restaurante Lurdeca Marioca de Belém do Pará. Estando na capital paraense se jogue nos aromas e sabores para todos os gostos do Lurdeca Marioca. Local aconchegante na Tv: Curuzu, 2248 - entre Almirante Barroso e João Paulo, bairro do Marco. Reservas e pedidos: 091.98522-3645

Vai receber amigos para jantar? Sirva o delicioso Arroz paraense, com camarão e o delicioso jambú e tucupi. Da chef  Lourdes Wanderley. Feita em um só panela. Ou melhor tacho!

Ingredientes:

Serve 8 pessoas

. 500gr de camarão salgado seco descascado lavado( não precisa deixar de molho ou ferver)

. 2 cebolas

. 1 pimentão (opcional)

. 2 dentes de alho

. 500gr de arroz

. 1 e 1/2 litro de tucupi

. 5 maços de jambú, catado e lavado.

MODO DE FAZER

Em um tacho ou uma panela larga e baixa, você coloca uma medida generosa de azeite, doura a cebola cortada e os dentes de alho amassados. Em seguida adicione o pimentão e cheiro verde picados, refoga o camarão e em seguida adicione o arroz, misture bem, despeje 1 litro de tucupi, mistura mais, coloca o jambú e deixa o jambú murchar. Quando estiver murcho, vá misturando aos poucos até que ele esteje totalmente envolto com o arroz e o camarão. Deixe cozinhar até o arroz ficar no ponto desejado. Caso você queira mais macio, faça o acerto com água. Sirva quente, fica estilo risoto.

DICA:  O tucupi deve ser servido em porções individuais ou em uma molheira. Opcional para derramar no prato, para quem gosta do arroz mais molhadinho.

Não é necessário usar sal, já que o camarão é salgado.

Quem não pode comer camarão. Vai mais uma dica, você pode fazer com frango desfiado, já cozido, camarão rosa, ou porco cozido é desfiado. Nestes casos, use o sal normalmente e a medida para o frango e porco é meio quilo já cozido e desfiado.