AVE SÍMBOLO DO TOCANTINS É RESGATADA DE CATIVEIRO

Em caso de caça ou tráfico de animais silvestres, ou em caso de maus tratos a animais silvestres ou domésticos, a população pode fazer a denúncia junto a Polícia Militar Ambiental, pelo 190, e o Corpo de Bombeiros, pelo 193. O órgão também realiza a captura de animais silvestres (feridos ou não) em vias públicas, área verde ou residências.

Policiais civis da 103ª Delegacia de Polícia, na manhã desta segunda-feira, 9, resgataram uma Arara-Canindé, a Arara-Azul, mantida em cativeiro na cidade de Taguatinga,

O resgate foi possível depois de fotografia circular nas redes sociais, quando populares encontraram a ave em via pública, debilitada e com asas possivelmente cortadas. Uma pessoa se apresentou como o “dono” do animal e o levou da localidade.

A fotografia chegou ao conhecimento da Polícia Civil que resgatou a ave em uma propriedade rural. A bela espécime ficará sob os cuidados Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), até sua recuperação.

 A criação de animais silvestres sem autorização ambiental é crime e está previsto no artigo 29 da Lei 9.605/1998, a Lei de Crimes Ambientais.

Art. 29. Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida:

Pena - detenção de seis meses a um ano, e multa.