BEBÊS PREMATUROS DO HMDR RECEBEM TRATAMENTO COM OFURÔ TERAPÊUTICO

Atendimento Humanizado no Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR), em Palmas, oferece para bebês prematuros tratamento com banho de ofurô terapêutico. Técnica de fisioterapia aquática de relaxamento remete o bebê ao ambiente uterino, que ajuda a cuidar das tensões musculares, luxações e contribui para melhorar a circulação sanguínea.

O ofurô é capaz de transmitir aos RNPTs uma sensação semelhante àquela do útero materno, fornecendo um momento prazeroso, de relaxamento e aconchego. Com isso, ajuda na redução do estresse, da dor, da perda de peso e do tempo de internação.

A fisioterapia da UTI neo do HMDR, Isabel Costa Pimentel, realiza os banhos de ofurô nos bebês e explica que “é uma técnica que a gente utiliza a água quentinha, dura de cinco a dez minutos e depende da aceitação do bebê. Não fazemos com todos, pois é necessário avaliar o quadro clínico, além de não hiperestimulamos eles e alternar os dias de banhos”.

Na imagem o pequenino paciente da UTI/NEO que nasceu com 32 semanas, Henrique Aguiar Neves, de 17 dias, se deliciando com a terapia do banho de ofurô.