KARYNNE SOTERO CELEBRA RETOMADA DO PROGRAMA JOVEM TRABALHADOR

A primeira-dama do Tocantins e madrinha do Jovem Trabalhador, Karynne Sotero celebra retomada do programa. "Quando um jovem perde uma oportunidade, não é apenas um contrato que se encerra, é um sonho que fica pelo caminho. A retomada do programa foi um gesto de cuidado com a juventude, com as famílias e com o futuro do nosso Estado. Ser madrinha dessa iniciativa é acompanhar de perto vidas que estão sendo transformadas"

Para milhares de jovens tocantinenses, o Programa Jovem Trabalhador vai muito além da carteira assinada. Ele é esperança. O primeiro passo rumo à autonomia, ao aprendizado profissional e à construção de um futuro mais digno. Com a retomada da iniciativa pelo Governo do Tocantins, mais de 1,5 mil jovens tiveram seus contratos preservados, garantindo renda, segurança e perspectivas reais de crescimento. “Cada jovem que permanece no programa leva consigo a esperança de uma família inteira. Quando o poder público cuida da juventude, está cuidando do presente e preparando um futuro mais sólido para o Tocantins” pontuou.

O Programa Jovem Trabalhador atende adolescentes e jovens de 16 a 21 anos, muitos em situação de vulnerabilidade social. Ao longo dos anos, se tornou um dos principais instrumento de inclusão e oportunidades para essa faixa etária. Jovens indígenas, quilombolas, ribeirinhos, moradores da zona rural, pessoas com deficiência e adolescentes egressos do sistema socioeducativo encontram no projeto uma fonte de renda, com acolhimento, orientação profissional e novas possibilidades de uma vida melhor.

Em março de 2025, a iniciativa realizou um feito inédito no Estado. Pela primeira vez, um programa do Governo do Tocantins proporcionou a jovens trabalhadores uma experiência de intercâmbio internacional. Dez participantes, de diferentes regiões e realidades sociais, tiveram a oportunidade de viajar para Barcelona, na Espanha.

A reativação do Programa Jovem Trabalhador ocorreu após o anúncio de sua descontinuidade pela gestão interina, em novembro do ano passado. Com a retomada, o Governo do Tocantins mantem o compromisso com políticas sociais que transformam vidas e promovem o desenvolvimento com inclusão.