Para celebrar esse momento histórico, as criadoras realizaram um ensaio fotográfico exclusivo, que traduz em imagens toda a poesia e força feminina presente em cada colar, brinco e pulseira produzidos com sementes, fibras naturais e materiais da floresta. Sempre colhidos de forma responsável e respeitosa com o meio ambiente.
Mais do que acessórios, as biojoias by Xambiart, são símbolos de identidade e conexão com a natureza, representando o poder criativo das mulheres do Bico do Papagaio e seu protagonismo na economia circular e sustentável.
As imagens capturadas pela fotógrafa Lamária Piancó capturaram a beleza das mulheres da nossa terra, repletas de cores, texturas e significados. Exibindo ao mundo a elegância de artesãs orgulhosas de seu oficio que transformam a matéria-prima colhidas na natureza em arte.
Com presença confirmada na COP30, a Xambiart leva para o palco do cenário global, peças únicas de biojoias carregadas de arte, ancestralidade e consciência ambiental. Moda e sustentabilidade caminham lado a lado, celebrando a força das mulheres amazônicas e o encanto da biodiversidade brasileira.
Nos retratos, as cooperadas Xambiart, em cliques by Lamária Piancó.
- Lauanda Barreto (esq. p/ dir.), usa Colar nó P, confeccionado com sementes de buriti e fios de algodão e terminal de disco de coco da p Jaqueline Cardoso usa colar
- Ivanete Hipólito usa colar confeccionado com açaí, paxiubão e terminal em disco de coco da praia
- Santana Barreto, usa colar confeccionado com couro sintético e madeira, terminal com disco de coco da praia
- Jaqueline Cardoso, usa os colares: em couro sintético, madeira e osso bovino, terminal em disco de coco da praia e outro confeccionado com couro sintético, osso bovino e madeira



