BELÉM EM EVIDÊNCIA: 11 EXPERIÊNCIAS EXCLUSIVAS PARA VIVER A AMAZONIA NA COP 30. O CENTRO DAS DISCUSSÕES GLOBAIS SOBRE O CLIMA

TURISMO NA COP 30 - Belém (PA) se prepara para ser o centro do mundo. Com a chegada da COP30 Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 e mais de 60 mil visitantes esperados, a capital paraense abre suas portas não apenas para debates globais, mas para vivências autênticas no coração da Amazônia.

Em um concorrido evento no Complexo Porto Futuro, foram lançadas as 11 Rotas da Bioeconomia, experiências que variam de R$ 50 a R$ 560 e convidam os participantes a sentir, saborear e compreender a verdadeira alma da sociobioeconomia amazônica, sem atravessadores, diretamente com quem faz, planta, colhe e transforma.

Os roteiros, com duração de 1 a 7 horas, mostram o dia a dia de negócios locais como Manioca, Meu Garoto, Cacauaré, Da Tribu, Filha do Cumbu, Blaus, Uruçun, Jucarepa, entre outros empreendimentos que fazem parte da ASSOBIO. Ao todo, serão mais de 450 saídas ao longo de novembro, com grupos de até 23 pessoas, sempre conduzidos por anfitriões e empreendedores da própria região.

“Cada produto da sociobioeconomia é uma história viva de sustentabilidade, cultura e afeto. As rotas fortalecem quem vive da floresta e mantêm o valor aqui, na Amazônia”, destacou Mauro Valério, diretor da sorveteria Blaus.

As experiências, criadas especialmente para a COP30, permanecerão como legado para além do evento. A iniciativa é uma realização da Vivalá, Turismo Sustentável, em parceria com a Cooperação Alemã (KFW), Governo do Pará, FAS e ASSOBIO.

“Produzir essas rotas foi uma honra. Nosso propósito é aproximar pessoas de experiências reais, mostrando aos tomadores de decisão a Amazônia que pulsa todos os dias”, reforçou Daniel Cabrebra, cofundador da Vivalá. Saiba mais no site: https://www.vivala.com.br/rotas-da-sociobioeconomia