EM ARAGUAÍNA FIETO INAUGURA AUDITÓRIO MARLEI MARIA MOREIRA

Na presença de lideranças industriais, autoridades e representantes do Sistema FIETO, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins e do Conselho do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Roberto Pires, inaugurou, na noite de quinta-feira (18/12), o auditório do Centro de Educação e Tecnologia do SENAI Marlei Maria Moreira. O momento solene celebrou a memória e o legado de uma mulher que marcou a história do setor produtivo tocantinense.

Projetado para atender ao Sistema FIETO e a toda a comunidade, o auditório passou por completa revitalização e recebeu o nome de Marlei Maria Moreira em reconhecimento à sua relevante contribuição institucional. A homenagem eterniza uma trajetória de liderança feminina em um ambiente historicamente desafiador, reafirmando o protagonismo das mulheres na indústria e na vida pública.

Familiares da homenageada receberam placa comemorativa. Em nome da família, o conselheiro Cabral Santos Gonçalves traduziu o sentimento do momento em uma única palavra: gratidão” síntese do respeito e da admiração conquistados por Marlei ao longo de sua caminhada.

Falecida em 2007, aos 42 anos (em um acidente de carro, indo para reunião da Fieto, em Palmas), Marlei Maria Moreira foi uma mulher à frente de seu tempo, uma amiga querida. Formada em Bioquímica e Farmácia, empresária e proprietária da Homeofarma Raízes, sediada em Araguaína, destacou-se como presidente do Sindicato das Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado do Tocantins (SIQFAR), além de conselheira da FIETO e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL). Sua atuação firme e competente tornou-se símbolo de empoderamento feminino, especialmente em um período em que a presença das mulheres em cargos de liderança ainda era exceção.

Casada com Cabral Santos Gonçalves e mãe de Gregório, Amadeuzinho e Paulo Otávio, Marlei deixou um legado que ultrapassa a esfera familiar e empresarial. Seu nome, agora inscrito em um espaço dedicado ao conhecimento, à formação e ao desenvolvimento, inspira novas gerações de mulheres a ocuparem, com competência e coragem, os espaços de decisão e transformação da sociedade.

A solenidade, conduzida com elegância e precisão pela cerimonialista Hérica Leobas, reuniu um público expressivo e representativo. Entre os presentes, destacaram-se a mãe da homenageada, Maria Conceição Moreira, seus filhos Gregório, Amadeuzinho e Paulo Otávio e o viúvo, Cabral Gonçalves, além dos ex-presidentes da FIETO, Ronaldo Dimas e Antônio Conceição Cunha.

Também prestigiaram o evento a presidente da FACIET, Antônia Lopes Gonçalves; o presidente da ACIARA, Roger Kuhn; o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues; a presidente do Sindicato das Indústrias de Confecções do Estado do Tocantins, Maria Elieth Lobo; e a coordenadora educacional Leidivan Dias Lucena, empresários Letícia e Luiz pereira Martins Júnior, entre outras lideranças e convidados que abrilhantaram a noite.