O excesso de chuvas no quatro cantos do Brasil, também afetou muitas cidades tocantinenses, centenas de famílias estão abrigadas em alojamentos improvisados. A maioria perdeu tudo. Nos primeiros dias do ano o governador em exercício Wanderlei Barbosa visitou o Bico do Papagaio, uma das regiões mais afetadas pelo transbordamento dos rios, atingiu os moradores ribeirinhos e da zona urbana. Em rede social escreveu: “A situação continua crítica no Bico do Papagaio, em São Miguel muitas famílias estão desabrigadas e o nível do Rio Tocantins, continuava subindo agora a tarde. Nossa missão agora é levar alimentos, remédios e agasalhos. Estamos presentes com a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Saúde e Setas. Muitas pessoas perderam praticamente tudo. ”
Nesse período de muitas chuvas, 32 municípios recebem atenção redobrada das equipes do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, com problemas de enchentes e inundações.
Desabrigados: 543 (pessoas que estão em abrigos públicos)
(Araguanã, Formoso do Araguaia, Itaguatins, São Miguel, Rio dos Bois e Pedro Afonso)
Desalojados: 1.343 (pessoas que estão em casa de parentes, amigos e, ou vizinhos)
(Araguanã, Axixá do Tocantins, Dois Irmãos, Esperantina, Lajeado, Paranã, Rio dos Bois; Pedro Afonso; Tupirama; Tupiratins; Palmeirante; Bom Jesus; São Sebastião; São Miguel; São Sebastião, Sampaio e Itaguatins). (Dados oficiais do dia 11/01/2022)
Sem ajuda da iniciativa privada o governo não consegue atender a demanda dos desalojados,para ajudar algumas instituições estão em campanha envolvidas na arrecadação de alimentos não perecíceis, roupas,calçados e utensílios de casa para amenizar a dor dos desabrigados.
Veja quem pode levar sua doação até as pessoas atingidas pelas inundações.
Campanhas:
- A Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em parceria com o Projeto Ação da Cidadania, está desenvolvendo uma Campanha Solidária para ajudar as famílias atingidas pelas enchentes provocadas pela cheia do rio Tocantins e seus afluentes.
Todos os câmpus da Universidade estão envolvidos na ação e as doações podem ser feitas nos câmpus e por agendamento, por meio dos "disk doações" de cada polo da UFT. Equipes de voluntários serão mobilizadas para buscar em domicílio as doações feitas por telefone (ver card)
- Socorra o Norte de Tocantins. Com apoio da TV Anhanguera, afiliada Rede Globo a Central Única das Favelas (Cufa) do Tocantins engajada em ajudar os moradores das áreas afetadas por enchentes no Estado, principalmente na região norte. As doações podem ser feitas via PIX para a chave socorraonortedotocantins@cufato.com.br
Equipes de voluntários da igreja católica tambem, promovem a campanha SOS Bico do Papagaio, com orientação do bispo de Tocantinópolis Dom Geovane Pereira de Melo e olhar especial para as famílias desabrigadas e desalojadas do Norte do Tocantins. Roupas, calçados e alimentos não perecíveis podem ser entregues em todas a paróquias e Carita Diocesana organiza a logistica para chegar a quem precisa.
O bispo dom Giovane Pereira de Melo iníciou a entrega das primeiras cestas básicas da campanha SOS Bico do Papagaio
A cozinha comunitária na Escola Turma Mônica, principal abrigo disponibilizado pela Prefeitura Municipal São Miguel do Tocantins e algumas famílias atingidas que estão alojadas em casa de parentes, amigos de familiares receberam as primeiras doações de alimentos não perecíveis.
"Como igreja, nos fazemos presentes e solidários junto aos desabrigados, através das paróquias que estão nessa região. Os nossos espaços, os nossos padres, estão atentos e acompanhando essa realidade", disse Dom Giovane.
As pessoas interessadas em colaborar com os atingidos pelas inundações na região Bico do Papagaio podem deixar suas doações na Subseção na secretaria paroquial da sua cidade e levar os alimentos não perecíveis, roupas, calçados".
Para doar qualquer valor em dinheiro para a conta da Caritas Diocesana de Tocantinópolis pelo Pix 20.735.063/0001-01 (CNPJ) ou transferência bancária: Agência: 0810-9 - Conta corrente: 55.000-0 (Banco do Brasil). Ao doar procure instituições comprometidas com o bem-estar da comunidade e tenha certeza que sua doação chegará a quem perdeu tudo.