CHAMADO DO RAONI

O cacique Raoni Metuktire é um dos grandes líderes da história dos povos originários, sua voz ecoa internacionalmente. Ela, escreveu: "Ouvindo o chamado de Raoni e ainda tendo a grande honra de encontrar Davi Kopenawa, e líderes indígenas e aliados para um alinhamento em favor dos povos originários!"

O Governo do Tocantins muito bem representado  pela Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot) Narubia Werreria no "Chamado do Raoni" evento com participação da presidente da Funai, Joenia Wapichana, do presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho e da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara e mais de 800 indígenas de 54 povos do Brasil, que atenderam o ‘Chamado do Raoni’ e durante toda a semana, trataram e elaboraram documento sobre preservação da natureza, marco temporal, mudanças climáticas. De 24 a 28/7, na Aldeia Piaraçu, em São José do Xingu, a 932 km de Cuiabá.

A secretária da Sepot, Narubia Werreria estava acompanhada do diretor de Fomento e Proteção da Cultura dos Povos Originários e Tradicionais, Célio Thorkã Kanela. Ela, explicou: “Pretendemos reafirmar o compromisso com a agenda climática, construir alinhamentos e pontos de convergência dos órgãos, instituições e líderes indígenas na construção de uma agenda indígena” finalizou dizendo da importância da presença do Tocantins no ‘Chamado do Raoni.’ “A participação da Sepot “representa o reconhecimento do Estado do Tocantins como um governo que tem realmente compromisso com as questões ambientais e indígenas.”