DEPRESSÃO

Sentimentos negativos como culpa e baixa autoestima, perda de interesse por qualquer atividade, ausência de alegria, lentidão ou agitação nos movimentos, alterações no sono e no apetite, limitação na capacidade mental, mudança de humor repentina, pensamentos suicidas, são sintomas mais comuns da depressão aparece aos poucos e sem ajuda profissional vão se acentuando.

A depressão não é desafiadora apenas para quem a tem, mas também para quem convive com a pessoa que está passando por isso. Procure ajuda profissional. 

Em 2019, quase um bilhão de pessoas – incluindo 14% dos adolescentes do mundo – viviam com um transtorno mental. O suicídio foi responsável por mais de uma em cada 100 mortes e 58% dos suicídios ocorreram antes dos 50 anos de idade. Os transtornos mentais são a principal causa de incapacidade, causando um em cada seis anos vividos com incapacidade. Pessoas com condições graves de saúde mental morrem em média 10 a 20 anos mais cedo do que a população em geral, principalmente devido a doenças físicas evitáveis. O abuso sexual infantil e o abuso por intimidação são importantes causas da depressão. Desigualdades sociais e econômicas, emergências de saúde pública, guerra e crise climática estão entre as ameaças estruturais globais à saúde mental. A depressão e a ansiedade aumentaram mais de 25% apenas no primeiro ano da pandemia.

Estigma, discriminação e violações de direitos humanos contra pessoas com problemas de saúde mental são comuns em comunidades e sistemas de atenção em todos os lugares; 20 países ainda criminalizam a tentativa de suicídio. Em todos os países, são as pessoas mais pobres e desfavorecidas que correm maior risco de problemas de saúde mental e que também são as menos propensas a receber serviços adequados. Com informações da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS)

Cuide da sua saúde mental e emocional. 

Hismênia Vidal Xavier é psicóloga e supervisora Clínica. CRP:11/10421. Realiza atendimento presencial e online por agendamento. (88)99626-5028