EDUCAÇÃO ESPECIAL DA REDE ESTADUAL DE ENSINO É ALICERCE PARA ESTUDANTE COM SÍNDROME DE IRLEN PASSAR EM VESTIBULAR

Ali Bucar com síndrome de Irlen - doença que pode causar dificuldade de leitura e aprendizado, passou em primeiro lugar em Medicina veterinária com apoio de equipe multidisciplinar da Educação Especial.

Desde 2020, quando Ali Bucar, de 16 anos, estudante do 3º ano, do Ensino Médio chegou à Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, vindo de escolas particulares é atendido pela equipe multidisciplinar da Sala de Recursos Multifuncionais, que oferece suporte para alunos especiais.
A Síndrome de Irlen é uma doença rara que causa dificuldade de leitura e aprendizado devido à sensibilidade extrema a certas ondas de luz.

 “Estudei em escolas particulares antes de vir pra cá, mas só aqui no Elizângela tive acompanhamento integral e adequado às minhas necessidades. Mesmo durante a pandemia pude sentir meu progresso. Sei que preciso da professora auxiliar, o que tem sido essencial para mim, mas procuro também me esforçar e fazer minhas atividades sozinho. Não posso ser dependente pra sempre, quero superar minhas dificuldades e vencer desafios”, enfatizou Ali.

A mãe de Ali, relatou ter sido aconselhada por uma neurologista para matricular o filho na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, que se surpreendeu positivamente com a metodologia. “Só aqui encontrei um corpo docente especializado para lidar com as necessidades especiais do meu filho. São profissionais verdadeiramente dedicados e dispostos a ensiná-lo a lidar com suas dificuldades com autonomia. Hoje comemoramos juntos essa conquista”, disse a mãe de Ali, aconselhada por uma neuropedagoga especializada na área, a matricular seu filho na rede Escolar Estadual.

Sala de Recursos

Na rede estadual de ensino, estão em funcionamento 828 turmas de salas de recursos em 244 unidades escolares regulares e especiais, presentes nas 13 Diretorias Regionais de Educação do Estado (DREs).

Ambiente multifuncional equipado com mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos para atendimento educacional especializado. O local oferece aos alunos matriculados na rede pública de ensino regular, condições de acesso, participação e aprendizagem no ensino regular aos alunos que necessitam de atenção especial - portadores de transtornos globais de desenvolvimento, altas habilidades ou superdotação.

Atualmente, 7.129 alunos recebem Educação especial em várias escolas estaduais espalhadas em municípios do Tocantins.