EXTREMA SUPERLUA NO ANOITECER DE 5 DE NOVEMBRO: ESPETÁCULO RARO NO CÉU DO BRASIL

ASTRONOMIA - Na noite do dia 5 de novembro, no céu brasileiro vai acontecer um fenômeno raro e deslumbrante: a Extrema Superlua. O evento ocorre quando a Lua Cheia coincide com o ponto de maior aproximação da órbita lunar em relação à Terra, o perigeu, fazendo com que o astro pareça maior e mais brilhante do que o normal. A próxima Superlua tão intensa só voltará a acontecer em 2034.

De acordo com o astrofísico Fred Espenak, esse tipo de evento é tecnicamente chamado de perigeu-sizígia, e foi popularizado pelo astrólogo Richard Nolle, em 1979. Nesta data, a Lua atingirá sua fase cheia às 10h19 e estará no perigeu às 19h16, a 356.834 km da Terra — um intervalo de menos de nove horas, o que a torna uma Extrema Superlua.

Para observar o espetáculo, basta acompanhar o pôr do sol no horizonte oeste e, logo em seguida, olhar para o leste, onde a Lua surgirá enorme e dourada. Locais com horizonte livre de prédios ou montanhas facilitam a visualização, mas incluir árvores, monumentos ou construções na foto pode deixar o registro ainda mais bonito. Dica: use os ajustes manuais da câmera do celular e tire várias fotos com exposições diferentes.

Quem quiser aproveitar ainda mais o momento poderá acompanhar a live especial da Urânia Planetário e Observatório, no YouTube, a partir das 18h do dia 5 de novembro, com transmissão ao vivo da Lua e dicas para observação e fotografia.

Para não perder outros fenômenos astronômicos, a Urânia realiza lives semanais às terças, às 19h30, no YouTube — uma oportunidade de aprender e se encantar com o céu.