Para o secretário Tião Pinheiro, esta premiação tem valor histórico importante para o Tocantins. “Ficamos muito felizes com o excelente resultado do filme. O reconhecimento internacional dessa produção é uma vitória para todos os tocantinenses, pois atrai os olhares do público e dos profissionais do setor para o estado, sua riqueza e diversidade cultural”
A premiada cineasta tocantinense Eva Pereira explicou que O Barulho da Noite está quebrando um recorde em termos de produções tocantinenses, produzido por empresas, realizadores e atores do Tocantins, e ainda destacou a importância do apoio do Governo do Tocantins nas sessões de pré-estreia do filme realizadas em Palmas. “É o primeiro longa-metragem de ficção que conseguiu levar esses prêmios ao nosso estado. Em cinco festivais internacionais, alcançou quatro premiações de melhor filme. É mais que um reconhecimento ao audiovisual tocantinense e eu dedico isso a todo fazedor de cultura do nosso estado. Estamos exportando os nossos talentos, e isso nos faz ser vistos enquanto indústria audiovisual nortista, tocantinense e amazônica”.
Outros prêmios
O filme também foi vencedor da 28ª edição do Infinito Brazilian Film Festival, realizada de 30 de agosto a 7 de setembro na capital da Flórida. A produção levou para casa três prêmios importantes: Melhor Filme do Júri, Melhor Diretora e Melhor Atriz Coadjuvante. Dia 29 de outubro, o filme ganhou destaque em todo o Brasil, vencendo o prêmio de Melhor Filme 2024 e Melhor Longa-Metragem Ficção do 24º Festival Internacional de Cine de Santa Cruz (Fenavid), em Santa Cruz de La Sierra na Bolívia.