MULHERES GUERREIRAS QUILOMBOLAS DO TOCANTINS

Muito bem prestigiada a abertura da exposição "Mulheres Guerreiras Quilombolas do Tocantins", da Jornalista Maju Cotrim na ALETO. A primeira-dama, Karynne Soterro pontuou, "Estamos no governo que ouve as pessoas e que trabalha para todos, prova disso foi a criação da inédita Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais, através do governador Wanderlei Barbosa."

Quem passar na Assembleia Legislativa do Tocantins vai parar e refletir.  O hall de entrada recebe a expoxsição “Mulheres Guerreiras Quilombolas do Tocantins” idealizada pela jornalista Maju Cotrim

A primeira-dama Karynne Sotero, o presidente da Aleto, deputado Amélio Cayres, prestigiaram a abertura da mostra que traz beleza, cultura e luta quilombola. Na 20/11. 

“Essas mulheres não estão aqui hoje, muitas nem se quer conhecem a Assembleia Legislativa mas as imagens delas estão expostas aqui, e eu estou dando voz as nossas Mulheres Guerreiras dos Quilombos. Nunca foi e será sobre mim mas sobre Ecoar as vozes da resistência em todos os espaços! Minha causa de vida que encaro com muito compromisso! Estou otimista: novos tempos começaram a ser construídos no Tocantins e muitos benefícios devem estar a caminho na consolidação da igualdade racial!”  destacou Maju Cotrim.

No Tocantins existem 45 comunidades Quilombolas reconhecidas. O visitante da Aleto vai se surpreender com 30 obras/fotos retratando a mulher quilombola.

 “Quando eu resolvi fazer a nossa Ação do Dia das Crianças nas comunidades quilombolas, eu tinha a certeza de que iria receber mais do que iria doar.

Recebi muito amor, carinho, acolhimento e infinitos sorrisos de crianças, de mães, avós, de mulheres guerreiras como as aqui expostas. Sei das dificuldades que as mulheres quilombolas enfrentam e eu juntamente com o governador venho batalhando para mudar essa realidade e dar dignidade social para todas as comunidades do Tocantins.

Eu só tenho a agradecer e dizer que estou à disposição das mulheres quilombolas do Tocantins. A disposição de todos os povos originários. E dizer que vamos com a ajuda de Deus cada vez mais fazer um governo que cuida de todos.” finalizou a primeira-dama.