Quem passar na Assembleia Legislativa do Tocantins vai parar e refletir. O hall de entrada recebe a expoxsição “Mulheres Guerreiras Quilombolas do Tocantins” idealizada pela jornalista Maju Cotrim
A primeira-dama Karynne Sotero, o presidente da Aleto, deputado Amélio Cayres, prestigiaram a abertura da mostra que traz beleza, cultura e luta quilombola. Na 20/11.
“Essas mulheres não estão aqui hoje, muitas nem se quer conhecem a Assembleia Legislativa mas as imagens delas estão expostas aqui, e eu estou dando voz as nossas Mulheres Guerreiras dos Quilombos. Nunca foi e será sobre mim mas sobre Ecoar as vozes da resistência em todos os espaços! Minha causa de vida que encaro com muito compromisso! Estou otimista: novos tempos começaram a ser construídos no Tocantins e muitos benefícios devem estar a caminho na consolidação da igualdade racial!” destacou Maju Cotrim.
No Tocantins existem 45 comunidades Quilombolas reconhecidas. O visitante da Aleto vai se surpreender com 30 obras/fotos retratando a mulher quilombola.
“Quando eu resolvi fazer a nossa Ação do Dia das Crianças nas comunidades quilombolas, eu tinha a certeza de que iria receber mais do que iria doar.
Recebi muito amor, carinho, acolhimento e infinitos sorrisos de crianças, de mães, avós, de mulheres guerreiras como as aqui expostas. Sei das dificuldades que as mulheres quilombolas enfrentam e eu juntamente com o governador venho batalhando para mudar essa realidade e dar dignidade social para todas as comunidades do Tocantins.
Eu só tenho a agradecer e dizer que estou à disposição das mulheres quilombolas do Tocantins. A disposição de todos os povos originários. E dizer que vamos com a ajuda de Deus cada vez mais fazer um governo que cuida de todos.” finalizou a primeira-dama.