“Desafios do Transporte Ferroviário e Competitividade do Setor Produtivo” foi realizado no auditório da CNA, em Brasília, e reuniu representantes do setor produtivo, especialistas em infraestrutura e autoridades públicas para discutir os principais entraves logísticos e apontar soluções que ampliem a eficiência do transporte ferroviário no país. O parlamentar tocantinense apresentou os principais pontos do seu Projeto de Lei nº 3345/2025, que propõe alterações na Lei nº 10.233/2001 com o objetivo de modernizar a regulação do transporte ferroviário de cargas no país. A proposta busca garantir maior transparência das concessionárias, estabelecer oferta mínima de 90% da capacidade teórica das vias e assegurar acesso isonômico à malha ferroviária, beneficiando setores como o agronegócio, que hoje enfrenta altos custos logísticos e baixa participação no transporte por trilhos.
“Nosso projeto visa corrigir distorções históricas e garantir que o produtor rural tenha condições justas para escoar sua produção. O Brasil precisa de uma logística ferroviária mais eficiente, transparente e equilibrada”, afirmou o parlamentar.
O projeto foi elogiado por representantes do setor produtivo e especialistas em infraestrutura, que destacaram sua importância para a competitividade do País.
O evento tem parceria com a Associação Nacional dos Usuários do Transporte de Carga (ANUT), a Associação das Empresas Cerealistas do Brasil (ACEBRA) e conta com patrocínio da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (ANEC), Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) e Associação de Usuários dos Portos da Bahia (Usuport). E conta ainda com o apoio institucional da Associação de Exportadores de Açúcar e Álcool (AEXA), Associação Nacional para Difusão de Adubos (ANDA), Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (ANEA), Aprosoja Brasil, AMA (Associação dos Misturadores) Brasil e União Nacional do Etanol de Milho (UNEM).