NATURATINS E POLÍCIA AMBIENTAL EDUCANDO E FISCALIZANDO

Além do Material educativo distribuído as comunidades ribeirinhas e pescadores esportivos. Foram recolhidas redes e apreendidos apetrechos usados em pesca predatória, peixes pescados ilegalmente, animais silvestres abatidos e armas de fogo.

Equipes do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e do Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA) realizaram operações de fiscalização simultânea em diversas regiões do Estado, nesse final de semana, com o objetivo de coibir a pesca predatória em rios e lagos, além de outros crimes ambientais, como a prática de caça de animais silvestres.

Em Sandolândia, a operação ocorreu na região da Barra do Rio Verde com o Rio Javaés; em Dorilândia, as equipes fizeram o desembarque no Rio Formoso, percorrendo em seu leito um total de 59 km de patrulhamento aquático até o município de Formoso do Araguaia, finalizando nos lagos Calumbi I e Calumbi II a ronda embarcada. A fiscalização esteve pela BR-242, em Formoso do Araguaia,.

No Polo II, sediado em Araguaína, a equipe de fiscalização estendeu a ação até a região do Bico do Papagaio, no extremo norte do Estado.

Na ação por água, que ocorreu no Rio Araguaia, entre as cidades de Araguatins e Palestina (PA), bem como em seus afluentes, rios Barreiras e São Martins. A fiscalização também vistoriou peixarias e pontos de venda de pescado das cidades de Araguatins, Augustinópolis e Axixá (ostensiva e educativa).

 Blitze

Outro ponto abordado, nas operações do último final de semana, é composto por 268 km de rota fluvial nos rios Javaés, Formoso, Urubu, Lago Verde, do Coco e Araguaia. As comunidades e pescadores esportivos receberam material educativo referente ao período de defeso da piracema.