É o maior evento festivo da região realizado pela Associação dos Artesãos do Povoado Mumbuca, há 16 anos. A Festa da Colheita acontece com apoio do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Marco para o início da colheita, que este anos começa no dia 20 de setembro.
“É uma alegria imensa participar de mais uma edição da Festa da Colheita do Capim-Dourado, e lançar a edição de 2025. Essa festividade que é um símbolo da nossa cultura reforça a tradição e impulsiona a economia local. O artesanato produzido aqui não apenas sustenta famílias, mas também mantém vivas as tradições que fazem do Jalapão um lugar único e admirado. Nosso compromisso é fortalecer a cultura e o turismo preservando nosso patrimônio”, destacou Wanderlei Barbosa.
Ele ativou a contagem regressiva para a 17ª Festa da Colheita do Capim-Dourado, marcada para 12, 13 e 14 de setembro de 2025, compromisso especial do Governo do Tocantins com a valorização do capim-dourado e as tradições do Jalapão e anunciou também, a construção de um campo de futebol para diversão da população.
A comemoração contou com a colheita demonstrativa do capim-dourado; o final da copa da Colheita disputada entre futebol feminino e masculino; atração musical com show de Rayssa e Ravel; e para encerrar a tradicional fogueira com cantorias e brincadeiras típicas da cultura local.