NOVO VISITANTE INTERESTELAR CRUZA O SISTEMA SOLAR

OLHAR PARA O CÉU - Quem nunca passou um bom bocado de tempo com os olhos parados no céu? Tem visitante novo no nosso céu. Vem saber!

Ele foi descoberto no início de julho de 2025 por um telescópio do projeto ATLAS (Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System), instalado no Chile. A previsão é que ele atinja o ponto mais próximo do Sol (o periélio) no final de outubro. No entanto, como estará muito perto do Sol nesse período, a melhor época para tentar observá-lo do Brasil será no início de outubro durante o anoitecer, próximo ao horizonte oeste e, depois, no início de novembro, próximo ao horizonte leste, antes do amanhecer.

O cometa 3I/ATLAS é o terceiro objeto já identificado vindo de fora do Sistema Solar — por isso o prefixo “3I”, de terceiro interestelar. Diferente dos cometas comuns, que orbitam o Sol em ciclos regulares, este visitante tem uma trajetória hiperbólica, ou seja, ele veio de outra estrela e está apenas de passagem. Apesar de se parecer com um cometa típico (com cauda e núcleo ativo), sua origem o torna um fenômeno raro e fascinante para os astrônomos.

Para ver o 3I/ATLAS, será necessário um telescópio de médio a grande porte com câmera astronômica, pois seu brilho será fraco — muito além do que o olho humano consegue enxergar a olho nu. Astrônomos amadores experientes, com equipamentos apropriados, poderão fotografá-lo com técnicas de astrofotografia. Mesmo invisível para a maioria das pessoas, a passagem do 3I/ATLAS é um lembrete de que o Universo está em constante movimento — e que visitantes de outras estrelas às vezes passam por aqui.

Se as condições meteorológicas forem favoráveis, o Urânia Planetário irá abrir os seus telescópios para capturar uma imagem dele, então ative as notificações e fique atento nas lives para mais informações