O BRUTALISTA

CINEMA - concorre ao Oscar 2025 - O Brutalista (em cartaz nos cinemas brasileiros) se passa em 1947, László Tóth (Adrien Brody), um arquiteto de origem judia sobrevivente do Holocausto, emigra para os EUA em 1947 para escapar à pobreza de uma Europa que se tenta levantar depois da destruição causada pela Segunda Grande Guerra. Para trás, devido a burocracias e algum infortúnio, ficam Erzsébet (Felicity Jones), a sua mulher, e Zsófia, a sobrinha órfã que ficou a cargo de ambos.

László fixa-se em Filadélfia, onde trabalha com Attila, um primo, numa imobiliária. Algum tempo depois, são chamados para reformar a biblioteca de Harrison Lee Van Buren (Guy Pearce), um industrial rico que, num momento de raiva, os despede sem pagamento. Anos mais tarde, Harrison volta para saldar a dívida, explicando a László que o seu trabalho foi muito elogiado e que o quer contratar para construir um centro comunitário em honra da falecida mãe. Para o compensar, ajuda-o com a documentação necessária para trazer a mulher e a sobrinha para junto dele. O projeto, demorado, mas muito inovador e ambicioso, transforma-se num sucesso, mudando radicalmente as vidas de László e de Erzsébet.

Em cartaz nos cinemas brasileiros, desde quinta-feira, 20/2, O Brutalista, indicado em 10 categorias na 97ª edição do Oscar. Melhor Filme; Melhor Diretor (Brady Corbet); Melhor Ator (Adrien Brody); Melhor Ator Coadjuvante (Guy Pearce); Melhor Atriz Coadjuvante (Felicity Jones); Melhor Roteiro Original; Melhor Trilha Sonora; Melhor Fotografia; Melhor Design de Produção e Melhor Montagem. Para maiores de 18 anos.