A escritora infantil e psicopedagoga Paula Furtado fará o lançamento de seu novo livro “O papagaio mentiroso”, publicado pela editora Girassol. A narrativa poderá ser encontrada nas principais livrarias físicas e virtuais do País a partir de 1º de abril.
Por meio dos personagens Seu Verdão, Dona Mariquinha, Ritinha, Binho e o papagaio Matraca, que vivia inventando mentiras, a narrativa traz às crianças, a partir de um espaço educativo e terapêutico, os resultados e confusões que podem ser causados com amigos, familiares e até com si próprio por não falar a verdade.
“Até os seis anos, as crianças têm dificuldade em distinguir a fantasia da realidade, o que faz com que, muitas vezes, acreditem em suas próprias mentiras. Por isso, quis aproveitar a data e abordar o tema de uma forma que elas entendam que não devem inventar histórias falaciosas, mas que podem usar a criatividade, assim como o protagonista do livro, de maneira positiva, sem obter benefícios por meio da mentira”, explica Paula.
A obra ainda apresenta ilustrações coloridas de Carol Juste que enriquecem e complementam a narrativa de forma a entreter visualmente os pequenos ao transmitir importantes lições sobre o tema.
“O papagaio mentiroso” permite um trabalho psicopedagógico, em grupo e individualmente, ao trazer à tona assuntos como confiança, honestidade e as consequências dos próprios atos de uma forma acessível e educativa. A obra ainda oferece a oportunidade de leitura para pais e educadores, ajudando-os a compreender melhor as fases do desenvolvimento infantil e lidar, de forma eficaz, com a mentira na infância.